Teorias e Métodos das Ciências da Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03016878
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

 

Métodos de Ensino

Exposições teóricas apoiadas por PowerPoint. Discussão dos textos de leitura obrigatória e dos projectos de doutoramento apresentados pelos doutorandos.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular far-se-á uma articulação entre as principais teorias da comunicação e as metodologias que as podem concretizar. Assim, tendo sempre em mente as questões teóricas que guiam as aproximações empíricas aos problemas da comunicação, abordar-se-ão questões como os princípios fundamentais do procedimento científico, as diferentes abordagens e técnicas às questões de investigação, as etapas do processo científico, as técnicas de recolha e organização de dados. Sempre que possível, serão dadas introduções às técnicas de tratamento e análise de dados e abordagens aos softwares especializados.

Estágio(s)

Não

Programa

I. A investigação em Ciências da Comunicação

Teorias e conceitos da Comunicação

Objectivos da Pesquisa em Comunicação

Processos e Modelos da Pesquisa em Comunicação

II. Estratégias de Investigação em Comunicação

Investigação Quantitativa e Qualitativa

Investigação Comparativa

Métodos Mistos e Validação

III. Estudos de Caso: Estudos Culturais, Media, Jornalismo

Discussão de Projetos Executados e em Curso

Apresentação de Instrumentos e softwares de pesquisa

Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa.

Docente(s) responsável(eis)

Rita Joana Basílio de Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Outra: 10.0%
Trabalho de investigação: 80.0%

Bibliografia

Action Research and New Media: concepts, methods and cases (2009) New York: Hampton Press.

Action Theory and Communication Research (2004). Berlin, New York: Mouton de Gryter.

Brauchler, B. e Postill, J. (2010)Theorising Media and Practice. oxford: Berghahn.

Couldry, N. (2012) Media, Society, World. Social Theory and Digital Media Practice. Malden: Polity.

Decon, D., Pickering, P. e Murdock, G. (1999) Researching Communications, Londres: Arnold.

Hammersley, M. e Atkinson, P. (2007) Ethnography: Principles in practice, London: Routladge.

Hine, C.(ed.) (2005) Virtual methods: issues in social research on the internet, New York: Berg Publishers.

Johns, M.D., Shing-Ling Sarina, C., Hall, G.J. (ed.) (2004) Online Social Research: Methods, issues &Ethics, New York: Peter Lang.

Neuman, W. L. (2007) Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson.

Robben, C.G.M e Sluka, J.A. (2007) Ethnographic Fieldwork: an anthropological Reader, Oxford: Blackwell.