Temas Aprofundados da Comunicação
1
2024-2025
03016867
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular mobilizam-se um conjunto de estratégias metodológicas que visam promover a participação ativa dos alunos no seu processo de formação, nomeadamente através da análise e reflexão, individual e em grupo, de casos práticos e da pesquisa bibliográfica. Esta unidade curricular compreenderá aulas expositivas, debates e conferências realizadas por investigadores da área das Ciências da Comunicação, com vista a discutir temas dos conteúdos programáticos e desenvolver competências de análise crítica e interação com os pares.
Resultados de Aprendizagem
Mapear criticamente o campo das Ciências da Comunicação, identificando referenciais teóricos que enquadrem o problema a investigar;
Refletir sobre o discurso dos média nas práticas de significação e construção de identidades numa articulação com a crítica pós-colonial;
Reconhecer experiências, atores e contextos da literacia mediática a partir dos desafios da contemporaneidade e da sociedade em rede;
Problematizar os conceitos de espaço público, participação cívica e audiências a partir das abordagens da modernidade e pós-modernidade;
Discutir o impacto das tecnologias nos processos comunicacionais, nas indústrias mediáticas e na sociedade contemporânea a partir da perspetiva da disrupção.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Comunicação e Sociedade Contemporânea
a). Discurso e construção social do sentido
b). Narrativas mediáticas e a construção comunicativa de sujeitos
c). Literacias críticas dos media
2. Espaço Público e os Desafios da Contemporaneidade
a). Informação, poder simbólico e opinião pública
b). Participação, movimentos sociais e tecnologias da comunicação
c). Media, públicos e audiências
3. Media, Sociedade em Rede e Disrupção
a). Interfaces e plataformas intrusivas
b). Tecnologias, consumos mediáticos e datificação
c). Algoritmos e desordens informativas.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 80.0%
Bibliografia
Chadwick, A. (2017). The hybrid media system: Politics and power. Oxford University Press.
Couldry, N., & Hepp, A. (2018). The mediated construction of reality. John Wiley & Sons.
Das, R., & Ytre-Arne, B. (Eds.). (2018). The future of audiences: A foresight analysis of interfaces and engagement. Springer.
Frau-Meigs, D., Velez, I., & Flores, J. (2017). Public policies in media and information
literacy in Europe: Cross-country comparisons. London and New York:
Routledge.
Habermas, J. (1989). The structural transformation of the public sphere: An
inquiry into a category of bourgeois society. Cambridge, MA: MIT Press.
Papacharissi, Z. (2010). A private sphere: Democracy in a digital age. Polity.
Thompson, J. B. (1995). The Media and Modernity: a Social Theory of the Media.
Cambridge: Polity.
Van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press.