Temas Aprofundados da Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
03016867
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular mobilizam-se um conjunto de estratégias metodológicas que visam promover a participação ativa dos alunos no seu processo de formação, nomeadamente através da análise e reflexão, individual e em grupo, de casos práticos e da pesquisa bibliográfica. Esta unidade curricular compreenderá aulas expositivas, debates e conferências realizadas por investigadores da área das Ciências da Comunicação, com vista a discutir temas dos conteúdos programáticos e desenvolver competências de análise crítica e interação com os pares.

Resultados de Aprendizagem

Mapear criticamente o campo das Ciências da Comunicação, identificando referenciais teóricos que enquadrem o problema a investigar;

Refletir sobre o discurso dos média nas práticas de significação e construção de identidades numa articulação com a crítica pós-colonial;

Reconhecer experiências, atores e contextos da literacia mediática a partir dos desafios da contemporaneidade e da sociedade em rede;

Problematizar os conceitos de espaço público, participação cívica e audiências a partir das abordagens da modernidade e pós-modernidade;

Discutir o impacto das tecnologias nos processos comunicacionais, nas indústrias mediáticas e na sociedade contemporânea a partir da perspetiva da disrupção.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Comunicação e Sociedade Contemporânea

a). Discurso e construção social do sentido

b). Narrativas mediáticas e a construção comunicativa de sujeitos

c). Literacias críticas dos media

2. Espaço Público e os Desafios da Contemporaneidade

a). Informação, poder simbólico e opinião pública

b). Participação, movimentos sociais e tecnologias da comunicação

c). Media, públicos e audiências

3. Media, Sociedade em Rede e Disrupção

a). Interfaces e plataformas intrusivas

b). Tecnologias, consumos mediáticos e datificação

c). Algoritmos e desordens informativas. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 80.0%

Bibliografia

Chadwick, A. (2017). The hybrid media system: Politics and power. Oxford University Press.

Couldry, N., & Hepp, A. (2018). The mediated construction of reality. John Wiley & Sons.

Das, R., & Ytre-Arne, B. (Eds.). (2018). The future of audiences: A foresight analysis of interfaces and engagement. Springer.

Frau-Meigs, D., Velez, I., & Flores, J. (2017). Public policies in media and information

literacy in Europe: Cross-country comparisons. London and New York:

Routledge.

Habermas, J. (1989). The structural transformation of the public sphere: An

inquiry into a category of bourgeois society. Cambridge, MA: MIT Press.

Papacharissi, Z. (2010). A private sphere: Democracy in a digital age. Polity.

Thompson, J. B. (1995). The Media and Modernity: a Social Theory of the Media.

Cambridge: Polity.

Van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press.