Estudos Narrativos Mediáticos

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03016833
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve ser detentor de formação graduada no âmbito genérico dos estudos jornalísticos, com incidência nas questões de ordem discursiva, sociológica, ética e epistemológica associadas à problemática dos media. Deve ainda possuir conhecimentos de nível de graduação no domínio da teoria da comunicação e da análise do discurso. O estudante deve ainda ser detentor de proficiência linguística irrepreensível em português e conhecedor, no plano da competência de leitura para efeitos formativos, de duas  línguas estrangeiras, sendo uma delas o inglês.

Métodos de Ensino

O ensino será de índole seminarial. O estudante será estimulado a dar um contributo de reflexão pessoal à análise e à problematização dos temas programáticos que a UC contempla, na sequência de sínteses e de formulação de questões  pelo professor. O contributo do estudante pressupõe intervenções programadas em seminário, subsequentemente objeto de discurssão e com apoio de textos de natureza teórica ou de casos de estudo.

Resultados de Aprendizagem

Após completar a UC, o estudante deve ser capaz de problematizar e de desenvolver, em termos demonstrativos e com suporte argumentativo, questões de nível avançado colocadas pelos estudos narrativos mediáticos, no plano semiodiscursivo, com incidência prioritária nos aspetos semântico-pragmáticos dos chamados discursos mediáticos. Aquela capacidade de problematização deve contemplar ainda aprofundamentos interdisciplinares  e transdiscursivos.

Estágio(s)

Não

Programa

Em termos genéricos (que em cada ano escolar serão objeto de especificação), a unidade curricular  dinamizará  uma reflexão alargada sobre as narrativas mediáticas, os seus fundamentos narratológicos  e o seu potencial de diversificação, tendo em atenção o universo mediático e os seus discursos mais significativos. Encontrando-se presente em múltiplas situações culturais, a narrativa será aqui analisada de acordo com as suas categorias dominantes e com as funções semiodiscursivas e socioculturais que reconhecemos em diversos discursos mediáticos. Para além disso, o estudo das narrativas mediáticas  será   aprofundado em função de diferentes paradigmas teóricos  e metodológicos,  da narratologia primordial à narratologia chamada pós-clássica, neste caso com abundantes cruzamentos interdisciplinares.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos António Alves dos Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%

Bibliografia

BIGNELL, Jonathan (2000). Postmodern media cultura. Edinburgh: Edinburgh Univ. Press.

FULTON, Helen et alii (2005). Narrative and Media. Cambridge: Cambridge Univ. Press.

HERMAN, David (ed.) (1999). Narratologies: new perspectives on narrative analysis. Columbus: Ohio State Univ. Press.

HERMAN, David; JAHN, M.; RYAN, M.-L. (eds.) (2005). The Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. London: Routledge.

HÜHN, P.  et alii eds. (2009), Handbook of Narratology. Berlin: Walter de Gruyter. 

NASH, Christopher (1990). Narrative in Culture. The Uses of Storytelling in the Sciences, Philosophy and Literature. London and New York: Routledge. 

PRINCE, Gerald (2003). A Dictionary of Narratology. Revised Edition. Lincoln: University of Nebraska Press.

REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M. (2011). Dicionário de Narratologia. 7ª ed. Coimbra:  Almedina.

RYAN, M.-L. (ed.). (2004). Narrative across Media. The Languages of Storytelling.        Lincoln/London: The Univ. of Nebraska Press.