Estudos sobre Alimentação I
1
2017-2018
03016732
Sociologia
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Embora a Unidade Curricular possa ser frequentada por todos aqueles que se interessam pelas temáticas da Gastronomia & Vinhos, salientando a valorização que estes produtos dão ao território, e pelas questões relacionadas com a Alimentação, Dietética, Saúde Alimentar e Doenças associadas, esta unidade curricular está especialmente vocacionada para valorizar conhecimentos e competências de todos aqueles que têm uma formação ou habilitação literária no âmbito da Arte culinária, Gestão e Produção de Cozinha, Organização e Gestão de Eventos, Animação Turística, Turismo & Lazer, Geografia, Antropologia e Sociologia.
Métodos de Ensino
A avaliação é contínua.
Consistirá no contributo de três parâmetros que pretendem perceber a capacidade dos mestrandos ao nível da participação na elaboração das tarefas solicitadas, da participação na discussão de temas em foruns alargados e da organização de trabalhos de pesquisa.
Resultados de Aprendizagem
Familiarizar os estudantes com o diálogo inter- e transdisciplinar no domínio dos Estudos sobre Alimentação;
Desenvolver a capacidade de análise crítica e multidisciplinar da temática dos Estudos sobre Alimentação;
Conhecer as abordagens que as áreas científicas da geografia, do turismo e da antropologia cultural fazem da Alimentação;
Identificar os produtos gastronómicos e alimentares associados a territórios específicos.
Conhecer as indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios.
Competência para organização de projetos de âmbito eno-gastronómico.
A alimenta tem um papel fundamental na saúde, bem-estar e doença nas populações humanas e o seu estudo será contextualizado numa perspectiva ecológica. Adicionalmente, esta unidade curricular irá incluir o estudo da variação cultural na dieta, status nutricional e dos padrões de subsistência assim como a variação nestes factores no percurso evolutivo da humanidade, desde a pré-história.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução: uma perspetiva bio-cultural da nutrição humana
2. Evolução da dieta humana: do paleolítico à agricultura e industrialização
3. Origem e evolução da dieta ocidental: implicações para a saúde no século XXI
4. A transição nutricional, a globalização e seus efeitos nas doenças crónicas das sociedades modernas
5. Lazer, Turismo e Sustentabilidade Ambiental
6. Alimentação e território. Identidade e certificação
7. Tradição e produtos alimentares
8. Vinho e Viagens.
Docente(s) responsável(eis)
Norberto Nuno Pinto dos Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Elaboração de pequenos trabalhos de pesquisa e apresentação em sala de aula : 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
Ascher, F. (2005), Le manguer hypermoderne, Odile Jacob, Paris
Bryant, CA; DeWalt, KM; Courtney, A; Schwartz, J. 2003. The Cultural Feast. An Introduction to Food and Society. Second Edition. Thomson and Wadsworth, USA
Cordain et al. 2005. Origins and evolution of the Western diet: health implications for the 21st century. American Journal of Clinical Nutrition, 81:341-354.
Fischler, C. (2001), L'Homnivore. Odile Jacob, Poches, Paris
Fumey, G. (2010), Manger local, manger global. CNRS Éditions, Paris.
Lindberg, S. 2010. Food and Western Disease. Health and Nutrition from and Evolutionary Perspective.
Lopes, P. (2006), A Modernidade Alimentar, CEOS – Investigações Sociológicas, UNL, Colibri, Lisboa
Poulain, J. P. (2005), Sociologies de l’alimentation, les mangeurs et l’espace social alimentaire, PUF, 286 p., Paris
Santos, N.; Gama, A. (2011), As tradições do Pão, Territórios e Desenvolvimento. In Santos, N. & Cunha, L. (Coords.), Trunfos de uma Geografia Activa. IUC, CCDRC, CEGOT.