Seminário de Orientação - Qualificação
2
2019-2020
03016675
História
Português
Presencial
Semestral
30.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
- Orientação tutorial dirigida para o cumprimento de objectivos.
- Trabalho de pesquisa original (quantitativa e qualitativa).
- Realização de debates críticos entre pares.
- Projecto e trabalho de síntese sobre o tema a desenvolver no âmbito da tese.
Resultados de Aprendizagem
a) Acompanhamento e supervisão sistemática por parte do(s)/orientador(es) da investigação científica, com vista à preparação, elaboração e fundamentação por parte do doutorando de um projecto sólido, a ser apresentado e defendido na UC “Prova de Qualificação”;
b) Conhecimento, localização e tratamento correctos por parte do doutorando das fontes e recursos bibliográficos relevantes para o projecto, tanto em suportes convencionais como de dimensão digital;
c) Aprofundamento de competências na organização e no conhecimento e uso das convenções para anotar, citar e indicar fontes documentais (manuscritas e impressas), bibliográficas e electrónicas, bem como todas as necessárias e adequadas ao trabalho científico;
d) Discussão e reflexão crítica sobre a conceptualização e metodologias mais adequadas a aplicar no trabalho científico a desenvolver;
f) Estímulo da autonomia na prossecução dos objectivos acordados em função dos resultados a alcançar e nos prazos estabelecidos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Dado que o regime a aplicar é essencialmente o do acompanhamento tutorial (sobretudo presencial, ou com recurso a outros meios e plataformas), não há conteúdos programáticos fixos e a desenvolver segundo um cronograma absolutamente rígido. As práticas de pesquisa, os métodos de exploração bibliográfica, os "estados da arte" (actividade crítica e reflexiva), as questões de investigação serão, obviamente, objecto de discussão e esclarecimento. No início dos trabalhos serão definidos entre o(s) docente(s) e o aluno, de acordo com o tema da pesquisa, as metodologias mais adequadas.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Antónia da Silva Figueiredo Lopes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
NA