Novas Perspetivas em História Moderna I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03016642
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Cabe ao professor apresentar as problemáticas, orientar o estudo e estimular o debate.

Aos estudantes compete fazer um trabalho aturado de leituras bibliográficas e de investigação. Os resultados do seu estudo serão apresentados oralmente e debatidos nos seminários, assumindo ainda forma escrita: recensões críticas e trabalhos de investigação.

Prevê-se a participação pontual de especialistas convidados para aprofundamento e debate de temas relativos a trabalhos de investigação em curso.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes ficarão habilitados a: conhecer os principais campos da agenda historiográfica atual bem como as problemáticas e metodologias inerentes à pesquisa de novos objetos historiográficos; ficarão ainda mais aptos para captar a complexidade das sociedades e das culturas da época moderna, o que lhes permitirá efetuar análises mais densas; consolidarão ainda competências no sentido do reforço da autonomia na investigação e na construção do texto histórico.

Estágio(s)

Não

Programa

Os docentes da área de História Moderna têm experiência de investigação e de orientação de teses nas áreas da História Económica e Social, da História dos Poderes e das Instituições e da História da Cultura. O saber consolidado nestes campos permite traçar novos eixos de investigação, e de orientação de teses de doutoramento, em sintonia com a agenda historiográfica atual, nomeadamente com os que se articulam com os novos desafios colocados às humanidades pela agenda 2020 e que pretendem promover mudanças “societais”:

1. Construção do Estado e do Império;

2. Mobilidades demográficas;

3. Dinâmicas sociais: inclusões, exclusões, “mestiçagens”;

4. Caminhos de uma “New rural History” (Thoen).

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Cardoso Santos Bartolomeu de Araújo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Brooks, C. W. (2008). Law, Politics and Society in Early Modern England. Cambridge University Press.

Goldstone, J. (2009). Why Europe? The Rise of the West in World History 1500-1850. McGraw-Hill Companies, inc.

Laplantine, F.; Nouss, A. (2001). Métissages. De Arcimboldo à Zombi. Paris: Fayard.

Neto, M.S (2010). O Universo da Comunidade Rural. Coimbra: Palimage.

Nexon, D. H. (2009). The strugle for power in early modern Europe: religious conflict, dynastic empires and international change. Princeton University Press;

Parker, Charles (2010). Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800. Cambridge.

Sachsenmaier, D. (2011). Global perspectives on Global History. Cambridge University Press.

Thoen, E.; Molle, L. (2006). Rural history in the North Sea area: an overview of recent research, Brepols.