Novas Perspetivas em História Medieval I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03016631
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os estudantes, no âmbito de uma avaliação contínua, debaterão os caminhos, percorridos e a percorrer, das temáticas propostas: em exposições orais, notas de leitura de obras, e elaboração de trabalhos de síntese e investigação.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes deverão ficar aptos a conhecer o estado da arte das temáticas propostas, a dominar as conceptualizações e metodologias mais avançadas e a saber pesquisar, presencial ou informaticamente, as fontes mais adequadas nas bibliotecas e arquivos, com vista à elaboração do seu trabalho histórico de síntese e investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Os docentes da área de História Medieval desenvolveram uma ampla produção científica e detêm uma experiência de orientação de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento nos campos da História Política e dos Poderes, da História Económica e Social, da História das Instituições, da História Religiosa e da História da Cultura. Têm igualmente, em balanços historiográficos, sopesado os caminhos percorridos e a percorrer nas diversas temáticas, sendo conhecedores e encontrando-se abertos aos novos percursos da investigação, em conformidade com as conceptualizações e metodologias atuais e em articulação com os reptos lançados às humanidades pela agenda 2020 com vista à dinamização de mudanças “societais” inovadoras e sustentáveis:

 1. Construção dos reinos no âmbito da Cristandade

 2. Mobilidades demográficas

 3. Configurações rurais e urbanas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Azevedo Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Boisselier, S. (ed.) (2012). La construction administrative d'un royaume. Registres de bénéfices éclésiastiques portugais (XIII-XIVe siècles). Lisboa: UCP.

Coelho, M. H. (2013). O Município de Coimbra. Monumentos  Fundacionais. Coimbra:CMC-IUC

Congresso (I) Histórico Internacional. “As cidades na História: População” (2013), vol. I, Guimarães: CMG

Gobernanza (La) de la Ciudad Europea en la Edad Media (2011), Jesús Ángel Solórzano Telechea e Beatriz Arízaga Bolumburu, (eds.) Logroño, Instituto de Estudios Riojanos.

 Historiography (The) of Medieval Portugal c. 1950-2010 (2011), José Mattoso (dir.), Maria de Lurdes Rosa, Bernardo Vasconcelos e Sousa, Maria João Branco /eds.). Lisboa: IEM

Paisagens Rurais e Urbanas. Fontes, Metodologias, Problemáticas, 3 vols (2005-2007)., Lisboa, Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa.

Rodrigues, Teresa Ferreira (2009), História da População Portuguesa. Lisboa: Edições Afrontamento.