Novas Perspetivas em História Contemporânea I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03016620
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento de História Geral.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular organiza-se, também, em torno da clarificação de conceitos básicos, de modelos teóricos. A exposição das temáticas procurará, sempre, a problematização dos conteúdos programáticos. Socorre-se o docente de material diversificado: livros, documentos e meios audiovisuais. Procurar-se-á estimular o debate e uma desejável interacção docente/discente. Será sempre indicada a bibliografia geral e a bibliografia específica, bem como a orientação metodológica e da pesquisa bibliográfica e documental.

Resultados de Aprendizagem

Contribuir e promover uma avançada aprendizagem interdisciplinar sobre temas de ordem política, social, económica e cultural, e proporcionar uma compreensão sistemática dos tópicos e problemas propostos.

Assegurar que os doutorandos analisem os fenómenos de forma crítica e interdisciplinar, adoptando-se perspectivas teórico-metodológicas que lhes permitam a formação de competências especializadas conducentes à execução de uma dissertação de doutoramento.

Estágio(s)

Não

Programa

Os docentes que lecionarão esta UC, pela sua competência, saber e experiência irão promover e potenciar uma avançada aprendizagem interdisciplinar das diferentes temáticas; fomentar espaços de debate inter e pluri-disciplinar sobre várias problemáticas; assegurar que os doutorandos analisem os fenómenos de forma crítica que lhes permitam a formação de competências para o desenvolvimento da investigação científica, sempre aberta a novas perspetivas de análise e de problematização:

1. Construção da história, da Nação, do Estado e do Estado-Nação

2. Crises, reconstrução e florescimento económico

3. Fluxos e refluxos demográficos.

Docente(s) responsável(eis)

Irene Maria de Montezuma de Carvalho Mendes Vaquinhas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Beaupré, N. (2013).Écrits de guerre 1914-1918. Paris.

Cascão, R. (1998). Figueira da Foz e Buarcos, 1851-1910. Figueira da Foz: Ed. Minerva.

Clark, C. (2013). Les somnambules– Été 1914: comment l’Europe a marche vers la guerre. Paris: Éd. Flammarion.

Droz, B. (2013). Histoire de la décolonisation au XXe siècle – Comment aborder une nouvelle ère de piraterie stratégique. Paris: Éd. O. Jacob.

Mongin, D. (2014).Crises et conflits au XXe siècle. Paris: A.Colin.

Ribeiro, M. M. T. (2012). Movimentos Revolucionários de 1848 - a Memória da Revolução.  In Memória, escrita da história e cultura política no mundo luso-brasileiro, R. J.: Ed. F. G. Vargas.