Temas de História e Media

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02027374
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O/A estudante, para atingir com sucesso os objetivos deste seminário, deve possuir conhecimentos básicos de História dos Media e ter uma visão geral dos grandes quadros históricos dos séculos XIX e XX.

Métodos de Ensino

O regime seminarial requer o necessário equilíbrio entre aulas expositivas, em que as docentes expõem conteúdos de base, e aulas de discussão de textos e de debate sobre temas, previamente preparados pelos/as estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Este seminário tem como objetivos gerais:

1. Promover a investigação na área de História dos Media;

2. Desenvolver a compreensão dos fenómenos mediáticos à luz de um quadro histórico;

3. Enquadrar o estudo de media em contextos sociais, culturais e políticos;

4. Dominar temas específicos dos media e do Jornalismo português e europeu, relacionando-os com os grandes movimentos históricos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Século XIX: o século de ouro da imprensa

1.1. Os grandes movimentos de opinião e a imprensa

1.2. Do homem de letras ao intelectual

1.3. A influência da Literatura na imprensa

1.4.O papel das organizações profissionais e dos congressos de jornalistas

 

2. Século XX: o triunfo do mediatismo

2.1.O jornal escrito, o radiofónico e o televisivo e as grandes transformações na informação e na comunicação

2.2.O jornalismo e o estudo do grande acontecimento/espectáculo

2.3.O jornalismo e o olhar sobre um personagem/político ou mundano

2.4. O jornalismo e a imagem e o som

 

3. Temas atuais em debate: liberdade de imprensa; serviço público; pluralismo e diversidade; cultura da imagem; público e privado.

Docente(s) responsável(eis)

João José Figueira da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Balle, F.(1997). Médias et Sociétés. De Gutenberg à Internet. 8ªed. :Paris, Monchrétien.

Chalaby, J.(2003). «O Jornalismo como invenção anglo-americana.Comparação entre o desenvolvimento do jornalismo francês e anglo-americano (1830-1920)», Media & Jornalismo, Nov. 2003, Vol. 1, nº 3, pp.29-50, http://revcom.portcom.intercom.org.br

Delporte, C.(1999). Les journalistes en France 1880-1950.Naissance et construction d’une profession. Paris : Ed. du Seuil

Ferenczi, T.(1993). L’invention du journalisme en France. Naissance de la presse moderne à la fin du XIXe siècle. Paris: Plon

Vargues Isabel Nobre(2007), “Espaço público e história da comunicação contemporânea: os casos Dreyfus,´Guerra dos Mundos´e Watergate”,Porto, Afrontantamento

Tengarrinha, J.(2013). Nova História da Imprensa Periódica Portuguesa.Das Origens a 1865. Lisboa: Temas e Debates

Thérenty, M-E. ;Vaillant, A. (dirs.). (2004). Presse & Plumes. Journalisme et Littérature au XIXe siècle. Paris:Nouveau-Monde Editions