Questões Críticas da Comunicação e dos Media

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02027363
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas em regime de seminário. Os seminários desenrolar-se-ão a partir da exposição dos conteúdos programáticos e da discussão de textos relevantes para os objetos de estudo de que tratam, previamente trabalhados pelos e pelas estudantes. A participação ativa dos alunos e das alunas nos seminários pressupõe também a apresentação e discussão em aula dos trabalhos exigidos como componentes da avaliação.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir competências no domínio da exploração sistemática de questões normativas e explicativas sobre a comunicação e os media, a partir da leitura e discussão de autores e autoras representativos/as da teoria social contemporânea;

Desenvolver, através de exemplos práticos, capacidades ao nível da problematização do lugar dos media na sociedade, do impacto da sociedade nos media e da complexidade dessas relações;

Permitir a aprendizagem e a utilização de ferramentas basilares da investigação académica.

Estágio(s)

Não

Programa

Tema 1. Marxismo, economia política e media

Tema 2. Estudos culturais

Tema 3. Ideologia e representação: perspetivas dos estudos culturais

Tema 4. Escola de Frankfurt: teoria crítica e sociedade

Tema 5. Pânico moral e cultura mediática

Tema 6. Michel Foucault: crítica e discursividade

Tema 7. Pós-estruturalismo, discurso e comunicação

Tema 8. Comunicação e direitos humanos

Tema 9. Cibercultura.

Docente(s) responsável(eis)

João José Figueira da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 15.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 55.0%

Bibliografia

Best, S. (1995). The Politics of Historical Vision: Marx, Foucault, Habermas, New York, London: The Guilford Press.

Cohen, S. (1972). Folk Devils and Moral Panics, London, New York: Routledge.

Curran, J. e Gurevitch, M. (1991). [eds.] Mass Media and Society, London: Edward Arnold.

Durham, M. e Kellner, D. (2006). [eds.] Media and Cultural Studies: Keyworks, Oxford: Blackwell Publishing.

Esteves, J. P. (2008). [eds.] Comunicação e Identidades Sociais, Lisboa: Livros Horizonte.

Gauntlett, D. (2002). Media, Gender and Identity, London: Routledge.

Hesmondhalgh, D. e Toynbee, J. (2008). The Media and Social Theory, New York: Routledge.

Lister et al. (2003). New Media: A Critical Introduction, 2.º ed., London, New York: Routledge.

Mattelart, A. e Neveu, É. (2004). Introducción a los Estudios Culturales, Barcelona: Paidós.

Simões, R. B. (2011). Crime, Castigo e Género nas Sociedades Mediatizadas: Políticas de (In)justiça nos Discurso dos Media, Tese de Doutoramento.