Questões Críticas da Comunicação e dos Media
1
2021-2022
02027363
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas em regime de seminário. Os seminários desenrolar-se-ão a partir da exposição dos conteúdos programáticos e da discussão de textos relevantes para os objetos de estudo de que tratam, previamente trabalhados pelos e pelas estudantes. A participação ativa dos alunos e das alunas nos seminários pressupõe também a apresentação e discussão em aula dos trabalhos exigidos como componentes da avaliação.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir competências no domínio da exploração sistemática de questões normativas e explicativas sobre a comunicação e os media, a partir da leitura e discussão de autores e autoras representativos/as da teoria social contemporânea;
Desenvolver, através de exemplos práticos, capacidades ao nível da problematização do lugar dos media na sociedade, do impacto da sociedade nos media e da complexidade dessas relações;
Permitir a aprendizagem e a utilização de ferramentas basilares da investigação académica.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tema 1. Marxismo, economia política e media
Tema 2. Estudos culturais
Tema 3. Ideologia e representação: perspetivas dos estudos culturais
Tema 4. Escola de Frankfurt: teoria crítica e sociedade
Tema 5. Pânico moral e cultura mediática
Tema 6. Michel Foucault: crítica e discursividade
Tema 7. Pós-estruturalismo, discurso e comunicação
Tema 8. Comunicação e direitos humanos
Tema 9. Cibercultura.
Docente(s) responsável(eis)
João José Figueira da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 15.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 55.0%
Bibliografia
Best, S. (1995). The Politics of Historical Vision: Marx, Foucault, Habermas, New York, London: The Guilford Press.
Cohen, S. (1972). Folk Devils and Moral Panics, London, New York: Routledge.
Curran, J. e Gurevitch, M. (1991). [eds.] Mass Media and Society, London: Edward Arnold.
Durham, M. e Kellner, D. (2006). [eds.] Media and Cultural Studies: Keyworks, Oxford: Blackwell Publishing.
Esteves, J. P. (2008). [eds.] Comunicação e Identidades Sociais, Lisboa: Livros Horizonte.
Gauntlett, D. (2002). Media, Gender and Identity, London: Routledge.
Hesmondhalgh, D. e Toynbee, J. (2008). The Media and Social Theory, New York: Routledge.
Lister et al. (2003). New Media: A Critical Introduction, 2.º ed., London, New York: Routledge.
Mattelart, A. e Neveu, É. (2004). Introducción a los Estudios Culturales, Barcelona: Paidós.
Simões, R. B. (2011). Crime, Castigo e Género nas Sociedades Mediatizadas: Políticas de (In)justiça nos Discurso dos Media, Tese de Doutoramento.