Media, Género e Representações

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02027352
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A leccionação das matérias nucleares do curso será feita pela docente. Além disso, o seminário é previamente estruturado segundo um plano de sessões e respetivas leituras que as/os alunas/os escolhem e que apresentam nas sessões programadas.

Haverá também sessões de exposição em powerpoint, procurando que os alunos discutam os slides em apresentação, bem como visionamento de documentários, notícias, publicidades e outros estudos sempre que adequado.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso os/as estudantes deverão ser capazes de:

1. Estabelecer o enquadramento dos debates sobre media e representação no contexto dos desenvolvimentos-chave nos estudos dos media e estudos culturais;

2. Avaliar um conjunto de abordagens para discutir criticamente a representação das nossas identidades nos media;

3. Explicar como a comunicação produz uma visão do mundo social como uma visão de "gênero", "raça", ou "juventude" por certas práticas sociais e comunicativas.

4. Aplicar teorias e debates a questões específicas de representação mediática, através da análise de um conjunto de textos, incluindo cinema, publicidade, televisão, revistas e comunicação online.

Estágio(s)

Não

Programa

A contribuição fundamental dos estudos culturais e dos media tem sido mostrar as formas pelas quais a hegemonia cultural é perpetuada nas representações da cultura popular. Este seminário analisa as abordagens teóricas e empíricas às questão da representação e explora a cultura mediática como um processo através do qual as pessoas circulam e contestam os significados sobre si próprias, as suas experiências sociais e relações sociais. Iremos abordar o género como construção social, através da qual uma sociedade define o que significa ser masculino ou feminino e, a partir daqui desconstruiremos outros marcadores de identidade mediada, tais como raça e idade. Finalmente, abordaremos as representações por meio do consumo mediático e questões de identidade.

1. Teorias dos media e Diversidade Cultural

2. Teorias da Representação, Regimes de Representação

3. Representações de género

4. Juventude e representação

5. Racismo e representação

6. Consumo dos media e Identidade.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Rosa Cruz Silveirinha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Carter, C., L. Steiner and L. McLaughlin (2014) The Routledge Companion to Media and Gender, London: Routledge

Gill, Rosalind (2007), Gender and the Media, Cambridge: Polity Press.

Hall, S., & Du Gay, P. (1996). Questions of cultural identity. London; Thousand Oaks, Calif: Sage.

Hall, S., (1997). Representation: cultural representations and signifying practices. London: Sage.

Jovchelovitch, S. (1996). In Defence of Representations. Journal of the Theory of Social Behaviour, 26(2), 121–135.

Moscovici, S. (1988). Notes towards a description of social representations. European Journal of Social Psychology, 18, 211–50.

Nichols, B. (1989). The analysis of representational images. In J. Corner and J. Hawthorn (Eds.), Communication studies: An introductory reader.

Siapera, Eugenia (2010). Cultural Diversity and Global Media. The Mediation of Difference, London, Wiley & Blackwell

Webb, Jen (2009) Understanding Representation, London: Sage.