Biologia do Comportamento

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01002268
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e laboratoriais ao longo do semestre. Realização de exercícios em grupo como forma de introdução às ferramentas de análise comportamental. Utilização de ferramentas de cálculo e de métodos estatísticos. Utilização das bases de dados bibliográficas on-line. Realização de trabalhos de grupo laboratorial ao longo de parte do semestre (6 semanas) com início nas aulas de laboratório mas seguindo fora do horário normal das aulas práticas, com apoio do professor, com apresentação do trabalho final em relatório e sob a forma oral.  

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade procura dar a conhecer aos estudantes os princípios básicos do comportamento animal, bem como a sua evolução. Tendo como base teórica a teoria da evolução, abordam-se aspectos neurológicos, fisiológicos de desenvolvimento, de selecção e evolução dos comportamentos animais e humanos. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: 4 níveis de abordagem do comportamento. 2. Causas do comportamento. Sistemas de processamento de informação. Motivação. 3. Desenvolv. do comportamento: bases genéticas e influência ambiental. Desenvolv. social e aprendizagem. 4/5. Evolução e função do comportamento. 6. Processos de decisão; teoria de optimização aplicada ao comportamento territorial. 7. Agressão, custos dos conflitos. Teoria de jogos. Noção de estratégias evolutivamente estáveis. 8. Selecção intra e inter-sexual. Escolha do par e evolução dos ornamentos masculinos. 9. Sistemas e estratégias reprodutivos, investimento parental.10. Altruísmo genético e evolução da eusocialidade. Dilema do prisioneiro.Evolução da cooperação nas sociedades humanas.11.Aspectos metodológicos:Registo de comportamento. Tipos de medida. Métodos de amostragem. Variabilidade inter e intraobservador. Análise de sequências. Definição de categorias comportamentais: o etograma12. Elaboração de projecto de estudo de comportamento.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

 Alcock, J. 2005. Animal behavior. An evolutionary approach. 8th Ed. Sinauer Ass., Sunderland, Mass. Davies, N., Krebs, J.R. & West, N.B., 2012. An introduction to behavioural ecology. 4rth ed. Blackwell Sci. Publ., Oxford.