Ética e Deontologia do Jornalismo e da Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02027326
Área Científica
Jornalismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O método de ensino procura conjugar três elementos: aulas expositivas sobre conteúdos teóricos da unidade curricular, da responsabilidade do docente (com particular incidência nos pontos I, II e parte do III do programa; disponibilização de textos de leitura obrigatória para a realização de fichas individuais de trabalho dos alunos; discussão coletiva de temas contemporâneos do jornalismo e da comunicação.

Resultados de Aprendizagem

O programa da presente unidade curricular pretende criar as condições para que no final o aluno possa:

1. Identificar as origens e das grandes correntes do pensamento ético contemporâneo e suas implicações políticas e comunicacionais;

2. Conhecer perspetivas atuais da ética da comunicação sobre questões contemporâneas dos média, da informação, da comunicação e da democracia;

3. Dominar conceitos-chaves da ética da informação, do jornalismo e da comunicação;

4. Aprender metodologias de análise e instrumentos concetuais o para desenvolvimento de um pensamento autónomo sobre situações dilemáticas da comunicação pública.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Heranças Éticas de Ética Filosófica

. Éticas das Virtudes

. Éticas Dentológicas

. Contratualismo

. Éticas consequencialistas

. Perspetivas políticas: responsabilidade e convicção

 

II. Perspetivas contemporâneas da ética e da comunicação

. Neo-Aristotelismo

. Ética da Comunicação

. Éticas da responsabilidade

. Perspectivas sobre o espaço público

 

III. Liberdade de expressão, liberdade de imprensa, liberdade de comunicação

. Liberdades de expressão.

. Revolução Francesa e Revolução América

. Liberdade Positiva e Liberdade Negativa

. Perspetivas acerca da liberdade de expressão orientada para o mercado e para democracia

 IV. Conceitos-chave e conceitos desviantes da ética do jornalismo e da comunicação

. Sensacionalismo

. Infoentretenimento

. Objetividade

. Responsabilidade

. Cuidado público

. Profissionalismo

. Perspetivas normativas da ética da comunicação e do jornalismo. 

Docente(s) responsável(eis)

José Carlos Costa dos Santos Camponez

Métodos de Avaliação

Avaliação
Discussão: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Frequência: 40.0%

Bibliografia

Ash, T. G. (2017). Liberdade de Expressão – Dez Princípios para um mundo interligado. Lisboa: Temas & Debates.

Edström, M. , Kenyon, A. T., & Svensson, E.-M. (Eds.) (2016).  Blurring the Lines – Market-driven and democracy-driven: Freedom of Expression. Göteborg: Nordicom.

Gómez, C. (Ed.) (2003). Doce Textos Fundamentales de la Ética del Siglo XX. Madrid: Alianza Editorial.

Johannesen, R., Valde, K., & Whedbee K. E. (2008). Ethics in Human Communication (Sixth Edition). Long Grove-Illinois: Waveland Press, INC.

Merrill, J. C. (1997). Journalism Ethics - Philosophical foundations for news media. New York: St. Martin's Press.

Santos, J. M. (2012). Introdução à Ética. Lisboa: Documenta.

Silverstone, R. (2010) La moral de los medios de comunicación – sobre el macimento de la polis de los medios. Madrid: Amorrortu.

Ward, S., & Wasserman, H. (Eds.) (2010). Media Ethics Beyond Borders: a global perspective. New York: Routledge.