Ética e Deontologia do Jornalismo e da Comunicação
1
2018-2019
02027326
Jornalismo
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino articularão aulas expositivas, apresentações de textos temáticos por parte dos alunos e discussões orientadas pelo professor. Para além da bibliografia genérica, os alunos terão um conjunto de textos que serão disponibilizados para cada sessão, a partir da qual se procurará efetuar uma articulação entre os conteúdos expostos pelo professor (1ª parte de cada sessão), os casos concretos apresentados pelos alunos e a discussão suscitada pelo debate (2ª parte da sessão).
Resultados de Aprendizagem
1. Compreensão das origens e das grandes correntes do pensamento ético contemporâneo.
2. Desenvolvimento de capacidades de raciocínio ético-deontológico sobre questões dos media da informação e da comunicação.
3. Promoção do espírito crítico e de discussão sobre a sociedade da informação e da comunicação num quadro de pensamento articulado com as questões do direito, da ética e da moral.
4. Compreensão do papel das profissões nas sociedades contemporâneas e das formas de autorregulação e responsabilidade social.
Estágio(s)
NãoPrograma
I – Heranças do Pensamento Ético Ocidental.
II – Liberdade de Expressão.
III – Regulação, Autorregulação e Deontologia Profissional.
V – Ética empresarial.
VI – Temas transversais do jornalismo e da comunicação.
Docente(s) responsável(eis)
José Carlos Costa dos Santos Camponez
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 75.0%
Bibliografia
CAMPONEZ, Carlos (2011).Deontologia do Jornalismo. Coimbra: Almedina
FIDALGO, Joaquim (2010).O Lugar da Ética e da Auto-Regulação na Identidade Profissional dos Jornalistas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
FISS, Owen M. (1999).La Ironia de la Libertad de Expresión. Barcelona: Editorial Gedisa, 1999
GÓMEZ, Carlos (Ed.),Doce Textos Fundamentales de la Ética del Siglo XX, Madrid, Alianza Editorial, 2003
JOHANNESEN, Richard L., VALDE, Kathleen S., WHEDBEE, Karen E.(2008). Ethics in Human Communication, Long Grove-Illinois. Waveland Press: INC
KEEBLE, Richard (Ed.)(2005). Communication Ethics Today. Leicester:Troubador Publishing
LAMBETH, Edmund (1992).Committed Journalism – An ethic for the profession. Blomington, Idianapolis, Indiana: University Press
MERRILL, John C.(1997). Journalism Ethics - Philosophical foundations for news media. Boston , New York: Bedford/St. Martin's
VINCENT, Gilbert (org.)(2002). Responsabilités Professionnelles et Déontologiques. Paris: L’Harmattan