Ética e Deontologia do Jornalismo e da Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02027326
Área Científica
Jornalismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino articularão aulas expositivas, apresentações de textos temáticos por parte dos alunos e discussões orientadas pelo professor. Para além da bibliografia genérica, os alunos terão um conjunto de textos que serão disponibilizados para cada sessão, a partir da qual se procurará efetuar uma articulação entre os conteúdos expostos pelo professor (1ª parte de cada sessão), os casos concretos apresentados pelos alunos e a discussão suscitada pelo debate (2ª parte da sessão).

Resultados de Aprendizagem

1. Compreensão das origens e das grandes correntes do pensamento ético contemporâneo.

2. Desenvolvimento de capacidades de raciocínio ético-deontológico sobre questões dos media da informação e da comunicação.

3. Promoção do espírito crítico e de discussão sobre a sociedade da informação e da comunicação num quadro de pensamento articulado com as questões do direito, da ética e da moral.

4. Compreensão do papel das profissões nas sociedades contemporâneas e das formas de autorregulação e responsabilidade social.

Estágio(s)

Não

Programa

I – Heranças do Pensamento Ético Ocidental.

II – Liberdade de Expressão.

III – Regulação, Autorregulação e Deontologia Profissional.

V – Ética empresarial.

VI – Temas transversais do jornalismo e da comunicação.

Docente(s) responsável(eis)

José Carlos Costa dos Santos Camponez

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 75.0%

Bibliografia

CAMPONEZ, Carlos (2011).Deontologia do Jornalismo. Coimbra: Almedina

FIDALGO, Joaquim (2010).O Lugar da Ética e da Auto-Regulação na Identidade Profissional dos Jornalistas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

FISS, Owen M. (1999).La Ironia de la Libertad de Expresión. Barcelona: Editorial Gedisa, 1999

GÓMEZ, Carlos (Ed.),Doce Textos Fundamentales de la Ética del Siglo XX, Madrid, Alianza Editorial, 2003

JOHANNESEN, Richard L., VALDE, Kathleen S., WHEDBEE, Karen E.(2008). Ethics in Human Communication, Long Grove-Illinois. Waveland Press: INC

KEEBLE, Richard (Ed.)(2005). Communication Ethics Today. Leicester:Troubador Publishing

LAMBETH, Edmund (1992).Committed Journalism – An ethic for the profession. Blomington, Idianapolis, Indiana: University Press

MERRILL, John C.(1997). Journalism Ethics - Philosophical foundations for news media. Boston , New York: Bedford/St. Martin's

VINCENT, Gilbert (org.)(2002). Responsabilités Professionnelles et Déontologiques. Paris: L’Harmattan