Comunicação Organizacional

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02027315
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas expositivas, enriquecidas com a análise e discussão de casos práticos, constituem os dois pilares principais da metodologia a seguir. Complementarmente, haverá pelo menos duas aulas abertas com a presença de especialistas em comunicação organizacional e/ou assessoria em que o respetivo conferencista convidado fará uma abordagem, a partir de situações concretas vividas por si, sobre um tema previamente acordado com o professor, mas tendo sempre por pano de fundo problemáticas que constem do programa desta unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

1. Perceber o conceito de Comunicação Estratégica e saber aplicá-lo de forma operativa.

2. Dominar os procedimentos da Comunicação através dos media.

3. Desenvolver as capacidades de criação e conceção de orgãos de comunicação empresariais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O  papel e função da Comunicação Estratégica.

2. As Organizações como campo da Comunicação.

3. A Comunicação como institucionalização de sentido.

4. A Comunicação através dos media.

 

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Campos Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

Andrade, R. F., Institucionalizações, colapsos e reparações de sentido nas organizações, (tese de doutoramento), 2001.

Andrade, R. F., Comunicação narrativa nas organizações, s.d.

Argenti, Paul A., Comunicação empresarial, Brasil, Elsevier Editora,2006.

Beirão, Inácio; Caetano, Joaquim; Vasconcelos, Maria; Caetano, Paulo; Vasconcelos, Paulo, Assessoria de Imprensa, Portugal, Angelus Novus,2010.

Deetz, S., Comunicação Organizacional: fundamentos e desafios, Difusão, 2010.

Figueira, J., O acontecimento que quer ser notícia: a construção de sentido das Organizações através dos media — o caso A Vida é Bela, 2014, Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra

Kunsch, Margarida, Comunicação Organizacional (vol.2), Brasil, Editora Saraiva 2009.

Martínez, A. Almansa, Del gabinete de prensa al gabinete de comunicación, Comunicación Social, Sevilla, 2011.

Scroferneker,C. M. Andrade (org.),O Diálogo Possível: Comunicação Organizacional e Paradigma da Complexidade, Brasil, Edipcurs,2008.