Análise dos Media
1
2021-2022
02027290
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas apoiadas por PowerPoint. Discussão de textos e apresentação de papers pelos alunos. Trabalhos desenvolvidos fora do espaço de aula, nomeadamente centrados em entrevistas e observação etnográfica.
Resultados de Aprendizagem
Oferecer instrumentos, metodologicamente fundamentados, de análise dos Media (TV, Rádio, Imprensa e online) com vista a promover a compreensão de fenómenos sociais. Os estudantes devem adquirir um conjunto de competências gerais:
1. Pensar criticamente os Media, os Novos Media e as Indústrias Culturais e de Conteúdo;
2. Analisar os discursos dos Media impressos e audiovisuais;
3. Utilizar criticamente os dados obtidos na análise para melhorar a produção dos Media, dos Novos Media e das Indústrias Culturais e Criativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Questões Metodológicas Gerais
Teorias Gerais da Sociedade e dos Media
A Investigação em Ciências Sociais e em Comunicação
Complexidade dos fenómenos da Comunicação e dos Media
II. Tipos de Investigação
Investigação Quantitativa
Investigação Qualitativa
Investigação Etnográfica
III. Estudos de Caso
1.Estudos sobre a Produção nos Media
Imprensa e Rádio
Televisão
Internet
2.Estudos de Audiência e Receção
Imprensa e Rádio
Televisão
Internet.
Docente(s) responsável(eis)
João Manuel Santos de Miranda
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 80.0%
Bibliografia
Alasuutari, P. (1998) An Invitation to Social Research, London: Sage.
Alasuutari, P. (1999) Rethinking the Media Audience, London: Sage.
Creswell, J. W. (2014) Research Design. Thousand Oaks: Sage.
Gaskell, George e Martin W. Bauer (2002) Pesquisa Qualitativa com texto, Imagem e Som, Pertrópolis: Vozes.
Hammersley, M. e Atkinson, P. (2007) Ethnography: Principles in practice, London: Routladge.
Jensen, K. B., Jankowski (eds) (1993) Metodologias caulitativas de investigacion en comunicacion de masas, Barcelona: Bosh.
Kitzinger, J. e Barbour, R.S. (2006) “Identity in Focus: The use of Focus Groups to study the Construction of Collective Identity”, Sociology, 40, 1:89-105.
Neuman, W. L. (2007) Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson.
Silva, C.; Fialho, J. ; Saragoça, J. (2013) Iniciação à Análise de Redes Sociais. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
Yin, R. K. (2001) Estudos de Caso: Planejamento e Métodos, São Paulo: Bookman Companhia Ed.