Análise dos Media

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02027290
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas apoiadas por PowerPoint. Discussão de textos e apresentação de papers pelos alunos. Trabalhos desenvolvidos fora do espaço de aula, nomeadamente centrados em entrevistas e observação etnográfica.

Resultados de Aprendizagem

Oferecer instrumentos, metodologicamente fundamentados, de análise dos Media (TV, Rádio, Imprensa e online) com vista a promover a compreensão de fenómenos sociais. Os estudantes devem adquirir um conjunto de competências gerais:

1. Pensar criticamente os Media, os Novos Media e as Indústrias Culturais e de Conteúdo;
2. Analisar os discursos dos Media impressos e audiovisuais;
3. Utilizar criticamente os dados obtidos na análise para melhorar a produção dos Media, dos Novos Media e das Indústrias Culturais e Criativas.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Questões Metodológicas Gerais

Teorias Gerais da Sociedade e dos Media

A Investigação em Ciências Sociais e em Comunicação

Complexidade dos fenómenos da Comunicação e dos Media

II. Tipos de Investigação

Investigação Quantitativa

Investigação Qualitativa

Investigação Etnográfica

III. Estudos de Caso

1.Estudos sobre a Produção nos Media

Imprensa e Rádio

Televisão

Internet

2.Estudos de Audiência e Receção

Imprensa e Rádio

Televisão

Internet.

Docente(s) responsável(eis)

João Manuel Santos de Miranda

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 80.0%

Bibliografia

Alasuutari, P. (1998) An Invitation to Social Research, London: Sage.

Alasuutari, P. (1999) Rethinking the Media Audience, London: Sage.

Creswell, J. W. (2014) Research Design. Thousand Oaks: Sage.

Gaskell, George e Martin W. Bauer (2002) Pesquisa Qualitativa com texto, Imagem e Som, Pertrópolis: Vozes.

Hammersley, M. e Atkinson, P. (2007) Ethnography: Principles in practice, London: Routladge.

Jensen, K. B., Jankowski (eds) (1993) Metodologias caulitativas de investigacion en comunicacion de masas, Barcelona: Bosh.

Kitzinger, J. e Barbour, R.S. (2006) “Identity in Focus: The use of Focus Groups to study the Construction of Collective Identity”, Sociology, 40, 1:89-105.

Neuman, W. L. (2007) Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson.

Silva, C.; Fialho, J. ; Saragoça, J. (2013) Iniciação à Análise de Redes Sociais. Casal de Cambra: Caleidoscópio.

Yin, R. K. (2001) Estudos de Caso: Planejamento e Métodos, São Paulo: Bookman Companhia Ed.