Dissertação/Época Contemporânea
2
2023-2024
02027273
História da Época Contemporânea
Português
Presencial
50.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Acompanhamento individual e contínuo dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular acompanham-se os alunos na definição e na estruturação das dissertações que pretendem realizar como trabalho final de 2º Ciclo.
O trabalho é pessoal, devendo o mestrando mostrar capacidade de trabalho, de inovação, de autonomia, de pensamento e capacidade de redação, realizando, deste modo, um trabalho inédito que constitua um avanço no conhecimento científico.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os conteúdos programáticos serão adaptados de acordo com os temas de investigação dos alunos.
Docente(s) responsável(eis)
Saúl António Gomes Coelho da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
DELACROIX, Christian (dir) (2010). Historiographies. Concepts et Débats. Paris: Gallimard, 2 vols,
ECO, Umberto (2015). Como se faz uma tese em ciências humanas. 19ª edição, Lisboa, Presença, 2015.
HERNÁNDEZ SANDOICA, Elena (2004). Tendencias Historiograficas Actuales. Escribir Historia Hoy. Madrid: Akal.
LAMBERT, Peter; SCHOFIELD, Phillip (eds) (2009). Making History: an introduction to the history and practices of a discipline. London: Routledge.
MENDES, José Maria Amado (1987). A história como ciência: fontes, metodologia e teorização. Coimbra: Coimbra Editora.
NETO, Margarida S. (2007). A História uma ciência em mudança: novos e velhos temas na investigação historiográfica. Revista Portuguesa da História, 39, 255-271.
NETO, Margarida Sobral (2016). Problemática do Saber Histórico. 2ª edição, Coimbra: Palimage.
SALEVOURIS, Michael J. (2015). The methods and skills of History: a practical guide. Maiden: Blackwell.