Organizações e Regimes Políticos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02027128
Área Científica
História da Época Contemporânea
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O Seminário funcionará em regime de avaliação contínua: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelos professores; apresentação e debate de comentários e de tarefas pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se uma abordagem que permita a compreensão e interpretação críticas da arquitetura política do mundo contemporâneo e das grandes questões que nele se colocam, ao nível da sociedade internacional e no quadro nacional e infra-estatal. Pretende-se, assim, reconstituir e analisar as estruturas, os agentes e os comportamentos das agremiações políticas, quer dos regimes políticos vigentes nos Estado-Nação, quer no plano das organizações internacionais e conjuntos geopolíticos que ajudaram as estruturar os sistemas de relações internacionais contemporâneos (SDN, ONU, CEE/UE, etc.).

Os estudantes desenvolverão competências de investigação em história política; de compreensão dos pressupostos científico-ideológicos subjacentes a diversas leituras historiográficas; de identificação das respectivas opções deontológicas e epistemológicas, teóricas e metodológicas; de avaliação do nível de qualidade de discursos históricos.

Estágio(s)

Não

Programa

A. Sistemas internacionais na época contemporânea

1. Do concerto europeu oitocentista às organizações dos pós-guerras (princípios, instituições, relações de poder e crises)

2. A evolução da ordem mundial pós-1945: bipolaridade e guerra fria, crises internacionais e conflitos regionais. Tensões e mudanças no séc. XXI.

3. A organização internacional da Europa pós-1945: arquitetura de segurança e estruturas de cooperação e de integração.

 

B. Regimes políticos e sociedade civil

1. Abordagem conceptual e tipologia

2. Processo histórico ocidental: do liberalismo monárquico à democracia representativa (princípios, mecanismos, instituições, atores políticos, associações cívicas e opiniões públicas)

3. Grandes debates da atualidade: educação e saúde, crescimento e emprego, ambiente e sustentabilidade, Estado-Nação e Europa

4. O regime político da União Europeia (processo, orgânica e modelo)

5. Sistema político português da monarquia liberal à democracia (dinâmicas, continuidades e rupturas).

Docente(s) responsável(eis)

Paula Alexandra Fernandes Borges dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Elementos comuns e obrigatórios: frequência e participação ativa em debates temáticos nas aulas, trabalho de investigação bibliográfica e documental. Elementos facultativos: elaboração de recensões críticas, preparação e apresentação de temas, organização de debates e de visitas de estudo, entre outros.: 100.0%

Bibliografia

FREIRE, André (org.) – O Sistema Político Português Séculos XIX e XX. Coimbra: Almedina, 2012

HOCQ, Christian – Dictionnaire d'histoire politique du XXe siècle. Paris: Ellipses Marketing, 2005

JUDT, Tony – Pós-Guerra, História da Europa desde 1945. Lisboa: Edições 70, 2006

MILZA, Pierre – Les relations internationales, 2 tomes (1945-1973; de 1973 à nos jours). Paris: Hachette, 1996, 2006

SILVA, António Martins – Sistema Político da União Europeia: arquitetura, funcionamento e teorização. Coimbra, Almedina, 2013.