Novas Instituições: Inquisição, Misericórdias e Academias

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02027117
Área Científica
História da Época Moderna
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Seminários com exposições dos docentes, recurso a fontes de tipologia diversa, apresentação de trabalhos por parte dos alunos, debates e comentários.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer informação aprofundada e problematizada sobre novas instituições criadas na Época Moderna, fulcrais para a compreensão da política, da sociedade, da religião e da cultura portuguesas nos séculos XVI a XVIII e para o entendimento crítico de problemáticas atuais ao nível do exercício de poderes, da tolerância religiosa e comportamental, da pobreza e proteção social e da produção e difusão culturais. Dotar os alunos com os saberes e as metodologias necessários à investigação histórica autónoma nesta cronologia e áreas temáticas. Munir os alunos com instrumentos de compreensão crítica dos problemas históricos.

Estágio(s)

Não

Programa

A Inquisição, as Misericórdias e as Academias tiveram a sua génese no Portugal Moderno e expandiram-se pelo seu império. Enquanto instâncias de poder, de disciplinamento de comportamentos, de aplicação prática da doutrina da caridade (também disciplinadora), de construção cultural e doutrinal e de palcos de sociabilidades de elites, modelaram indelevelmente, e até aos nossos dias, as práticas políticas, a sociedade, a religião, a cultura e o imaginário portugueses. Neste seminário serão analisadas de forma aprofundada, em todos os aspetos referidos, permitindo aos estudantes contactar com as temáticas, metodologias e modelos interpretativos mais atualizados e problematizantes.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Antónia da Silva Figueiredo Lopes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas : 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

Bethencourt, F. (1994). História das Inquisições. Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: Círculo de Leitores.

Kantor, I. (2004). Esquecidos e Renascidos. Historiografia Acadêmica Luso-Americana (1724-1759). São Paulo-Salvador: Hucitec/UFBA.

Lopes, M. A. (2010). Protecção social em Portugal na Idade Moderna. Coimbra: Imprensa da Universidade.

Marcocci, G. & Paiva, J. P. (2013). História da Inquisição Portuguesa, 1536-1821. Lisboa: Esfera dos Livros.

Mota, I. F. (2003). A Academia Real da História. Os intelectuais, o poder cultural e o poder monárquico no séc. XVIII. Coimbra: Minerva

Paiva, J.P., dir. (2002-2014). Portugaliae Monumenta Misericordiarum 1-7, 10. Lisboa: UMP

SÁ, I. G. (2001). As Misericórdias Portuguesas de D. Manuel I a Pombal. Lisboa: Livros Horizonte.