História Comparada da Cultura Moderna
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2019-2020
02027106
História da Época Moderna
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Competências básicas em inglês ou francês e em espanhol.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposições da docente, apresentação de trabalhos dos alunos, estudo de fontes, debates e comentários. Possibilidade de participação pontual de especialistas convidados, para aprofundamento de temas e pesquisas em curso.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo deste curso é fornecer aos alunos várias perspetivas da história cultural de Portugal, da Europa e da América portuguesa, do Renascimento às Luzes. Abordar-se-ão as grandes questões da história moderna tanto do ponto de vista da história dos saberes como da história social das práticas culturais, devendo o estudante obter a capacidade de compreender as origens históricas das culturas contemporâneas e melhor apreciar as variações dos valores e das culturas humanas tanto no passado como no presente. O estudante deve ainda aprender a trabalhar com os vários conceitos e métodos da nova História Cultural, de forma a poder gerir e organizar um projecto independente, com autonomia e sentido crítico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Escritas e Culturas: produção, circulação de textos e pluralidade de leituras nos tempos modernos.
2. Dinâmicas Culturais: privilegiando campos, agentes sociais, linguagens, símbolos e práticas culturais.
3. Correntes culturais - Humanismo, Barroco, Iluminismo: privilegiando o estudo da construção dos saberes em processos de interacção - mediações, cruzamentos, transferências entre Portugal, a Europa e a América Portuguesa.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Bibliografia
— Ana Cristina Araújo, A Cultura das Luzes em Portugal. Temas e Problemas, Lisboa, Livros Horizonte, 2003
— Daniela Bleichmar, Paula de Vos, K. Huffine, K. Sheehan (edit.), Science in the Spanish and Portuguese Empires, 1500-1800, Stanford-California, Stanford University Press, 2009
— Diogo Ramada Curto, Cultura Escrita (séculos XV a XVIII), Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2007
— Iris Kantor, Esquecidos e Renascidos. Historiografia Acadêmica Luso-Americana (1724-1759), São Paulo-Salvador, Hucitec e Centro de Estudos Baianos/UFBA, 2004
— Isabel Ferreira da Mota, A Academia Real da História. Os intelectuais, o poder cultural e o poder monárquico no séc. XVIII, Coimbra, Minerva, 2003
— Júnia Ferreira Furtado, Oráculos da Geografia Iluminista: Dom Luís da Cunha e Jean-Baptiste Bourguignon d' Anville na construção da cartografia do Brasil, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2012.
— Peter Burke, What is Cultural History?,Cambridge, Polity Press, 2004.