Fontes, Métodos e Campos de Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02027093
Área Científica
Metodologia Histórica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A abordagem teórica e prática dos diferentes temas propostos é feita recorrendo à multiplicidade de suportes informativos utilizados pela construção contemporânea da História, tanto ao nível arquivístico e biblioteconómico quanto no plano da informação multimédia e digital. A avaliação é contínua, com apresentação individual de experiências de investigação e elaboração de um trabalho individual.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular deverá dotar os alunos de instrumentos metodológicos específicos acerca da pesquisa e da construção histórica e conferir-lhes competências inerentes ao planeamento e execução de investigação autónoma. Ao concluí-la, o estudante deverá estar familiarizado com as principais fontes históricas e a sua localização. Deverá ter adquirido os conhecimentos metodológicos básicos necessários para a investigação e saber organizar a informação colhida das fontes, dominando a vertente lexical, ideográfica e hermenêutica do trabalho de pesquisa e de construção historiográfica. Deve ainda conhecer os percursos seguidos pela historiografia, com especial incidência nos campos de investigação mais recentes e inovadores. Após completar a unidade curricular, o estudante deve ser capaz de construir uma narrativa historiográfica tendo no horizonte a dissertação de mestrado, independentemente do seu objeto de estudo.

Estágio(s)

Não

Programa

I. O primado da atitude científica do historiador perante as fontes, os métodos e os campos de investigação.

II. Da tradição à renovação da história/historiografia, sobretudo a partir de 1990.

III. Fontes, métodos e campos de investigação da história da Idade Média, Moderna e Contemporânea: diversidade e especificidades.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Azevedo Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Mini Testes: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Aróstegui, J. (2001). La investigación histórica: teoria y método. Barcelona: Crítica.

Carvalho, J. R. ( 2013). Redes, auto-organização e interpretação histórica.  In López-Salazar, A. I.; Olival, F.; Figueirôa-Rêgo, J., Honra e sociedade no mundo ibérico e ultramarino: inquisição e ordens militares séculos XVI-XIX (pp. 89-104). Vale de Cambra: Caleidoscópio.

Coelho, M. H. (coord.) (1995). Repertório Bibliográfico da Historiografia Portuguesa (1974-1994). Coimbra: Instituto Camões/FLUC.

Colmeiro, José F. (2005). Memoria histórica e identidad cultural. De la postguerra a la post modernidad. Barcelona:Anthropos.

Mattoso, J. (dir.) (2011). The historiography of Medieval Portugal c. 1950-2010. Lisboa: IEM

Neto, Margarida S. (2007). A história uma ciência em mudança: novos e velhos temas na investigação historiográfica. Revista Portuguesa da História, 39, 255-271.

Torgal, L. R.; Mendes, J. A; Catroga, F. (1998), História da História em Portugal. Sécs. XIX-XX. Lisboa: Temas e Debates.