Da Cultura Latina à Cultura Portuguesa

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02027082
Área Científica
História da Idade Média
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com partes expositivas e outras de análise de fontes ou questões relacionadas com os temas em estudo. Incentivar-se-á a participação ativa do aluno nas discussões e análise de textos em aula e comentário de documentos, bem como na realização e apresentação de trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

A lecionação deste seminário deverá tornar perceptível a especificidade cultural do mundo medieval, e sua diversidade, vistos a partir da situação particular da cultura produzida em Portugal. Será realçada a presença de uma cultura escrita latina, em ligação com o meio clerical, e a lenta emergência de uma cultura em galego-português que descobre a escrita a partir de finais do século XI.
Os alunos, com a frequência do seminário, deverão ter uma percepção clara dos diferentes meios culturais existentes e da sua principal produção cultural, bem como da evolução de cada um deles ao longo do período estudado.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução geral
A Idade Média: síntese de três legados culturais
1. O clero e a cultura latina
1.1 Escolas e Centros produtores
1.2 As utilizações do latim: os diplomas legais e os documentos literários
1.3 Principais vertentes da produção cultural do clero
1.4 O clero e o galego-português
2. A cultura no mundo laico
2.1 A génese do galego-português
2.2 A cultura da nobreza
2.3 A dinastia de Avis e a afirmação cultural da corte régia
2.4 Ecos da cultura popular.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Miguel Malva de Jesus Rêpas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Participação ativa nas aulas: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

BARBIERI, R. (ed.)(2007). Atlas histórico de la cultura medieval. Madrid: San Pablo. FERNANDES, H. (coord.)(2013). A Universidade medieval em Lisboa: séculos XII-XVI Lisboa: Tinta-da-China. FERREIRA, M. R.(2010). Historiografia Medieval em Portugal: Velhos Textos, Novos Caminhos. In O Contexto Hispânico da Historiografia Portuguesa nos Séculos XIII e XIV. Coimbra: IUC, p. 7-18.LANCIANI, G.; TAVANI, G. (dir.) (1993) Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho. MATTOSO, J. (dir.) (2011). – The historiography of medieval Portugal c. 1950-2010. Lisboa: IEM.
OLIVEIRA, A. R. (2011). O genealogista e as suas linhagens: D. Pedro, Conde de Barcelos. e-
Spania, 11| juin. PAUL, J.(2003). Historia Intelectual del Occidente Medieval. Madrid: Cátedra. SANTIAGO-OTERO, H. (1966). La Cultura en la Edad Media Hispana. Lisboa: Colibri. SARAIVA, A. M.; MORUJÃO, M. R. (coord.)(2014).O clero secular medieval e as suas catedrais: novas perspectivas e abordagens. Lisboa:CEHR-UCP.