Colonialismo e Pós-Colonialismo
1
2019-2020
02027071
História da Época Contemporânea
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento (oral e escrito) da Língua Portuguesa.
Métodos de Ensino
A unidade curricular funcionará em regime teórico-prático. Com essa finalidade, serão adotados os processos didáticos mais adequados e metodologias de ensino interativas e inovadoras. Será sistematicamente incentivada a intervenção assídua, coerente e relevante dos estudantes na construção das sessões de trabalho, através de participações orais, recensões críticas, notas de leitura e elaboração de um relatório escrito final. Os estudantes serão assim elementos ativos na produção de uma parte substancial do seu próprio saber.
Resultados de Aprendizagem
- Situar a colonização contemporânea no seu contexto epocal, analisando os seus fatores, expressões e consequências.
- Compreender as circunstâncias em que decorreu o processo de descolonização e seus efeitos.
- Analisar a situação dos territórios outrora colonizados, depois de alcançarem a independência política.
- Aprofundar e atualizar a informação obtida pelos estudantes durante o 1.º ciclo de estudos.
- Fornecer metodologias e instrumentos para a realização de trabalhos de investigação de nível superior.
Os estudantes ficarão capacitados para entender algumas das grandes questões da atualidade, vistas tanto do lado dos antigos colonizadores como dos ex-colonizados, como os elevados desníveis de desenvolvimento, a situação de atraso económico, os flagelos sociais generalizados e crónicos (pobreza, corrupção, tráfico de influências). Também ficarão aptos a perceber as profundas diferenças existentes entre regimes políticos, sistemas económicos, culturas e civilizações.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceitos: colonização, colonialismo, imperialismo, descolonização, neocolonialismo e pós-colonialismo.
Teorias: conservadora (Disraeli, Rhodes, Kipling), evolucionista, liberal (Hobson), marxista (Lenine, R. Luxemburg), sociopsicológicas (Schumpeter).
Estratégias do colonialismo na época contemporânea: as diferentes experiências de colonização (britânica, francesa, alemã, portuguesa, norte-americana e japonesa) e respetivos enquadramentos históricos.
Fundamentação política e ideológica.
O funcionamento do sistema colonial: organização e estruturas políticas, sistemas económicos, atores (os "indígenas", os Europeus e os outros), "figuras emblemáticas", funções sociais, contactos interculturais.
Génese e afirmação dos nacionalismos.
O processo de descolonização: fases, circunstâncias e resultados.
O pós-colonialismo: os percursores da teorização (Frantz Fanon, Edward Said, Aimé Césaire); mitos e realidades.
Docente(s) responsável(eis)
Fernando Manuel Tavares Martins Pimenta
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
ASHCROFT, Bill, Post-colonial studies. The key concepts, Londres, 2005.
BETHENCOURT, Francisco e CHAUDHURI, Kirti, História da Expansão Portuguesa, vol. IV e V, Lisboa, 1998.
CHABAL, Patrick e outros, A History of Postcolonial Lusophone Africa, Londres, 2002.
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FERGUSON, Niall, Império. Como a Grã-Bretanha construiu o Mundo Moderno, Porto, 2013.
FERRO, Marc, História das colonizações. Das conquistas às independências. Sécs. XIII-XX, Lisboa, 1996.
FRÉMEAUX, Jacques, Les empires coloniaux. Une histoire-monde, Paris, 2012.
JERÓNIMO, Miguel Bandeira (Organização), O Império Colonial em Questão (Sécs. XIX-XX): Poderes, Saberes e Instituições, Lisboa, 2012.
MACQUEEN, Norrie, A Descolonização da África Portuguesa. A revolução metropolitana e a dissolução do Império, Mem Martins, 1998.
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