A Construção de um Reino: entre Castela e o Mar

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02027060
Área Científica
História da Idade Média
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento dos quadros gerais da história medieval portuguesa (sécs. XII-XV). Domínio de línguas estrangeiras (em especial espanhol e inglês) ao nível da leitura.

Métodos de Ensino

Aulas em regime de seminário, com recurso à análise de fontes (narrativas, documentação avulsa, manuscrita ou publicada) e à confrontação de interpretações bibliográficas divergentes, sempre com a participação ativa dos alunos e, se possível, de especialistas (internos ou externos) pontualmente convidados.

Resultados de Aprendizagem

Aprofundar alguns momentos particularmente importantes da construção do reino de Portugal entre os meados do séc. XII e os finais do séc. XV. Compreender o dilema da afirmação de Portugal como reino independente, tendo de um lado o colosso castelhano e, do outro, o desafio do vasto oceano. Desenvolver competências de seleção e interpretação de fontes medievais, e capacidades de organização e execução de um trabalho científico de especialidade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O lugar da guerra no primeiro meio século português: D. Afonso Henriques, da batalha de Ourique (1139) ao fossado de Triana (1178), passando pelas conquistas de Santarém e de Lisboa (1147).

2. A Crise de 1245-1248 como exemplo das tensões políticas  no Portugal da primeira dinastia, em tempo de afirmação do poder régio: a construção do reino vista por dentro.

3.  A conquista do Algarve e o fim da construção do território (1249-50). O papel das Ordens Militares e os novos desafios.

4. A Crise de 1383-1385 e a mudança de dinastia: as origens remotas, a guerra com Castela e a Sétima Idade do Mundo.

5. A expansão ultramarina ou o mar como saída: da aventura de Ceuta (1415) ao projeto imperial de D. João II (1481-95). As conquistas em África, as redes portuguesas de navegação, a colonização atlântica e as interações comerciais. A ideia imperial na «Hispania» medieval e a génese e invenção do império português: representações culturais e poderes.

Docente(s) responsável(eis)

João Manuel Filipe Gouveia Monteiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

*BARATA, M. Th. / TEIXEIRA, N. S, dir.,"Nova História Militar de Portugal". Vol. I (coord.  J. Mattoso), Lisboa, C. Leitores, 2003.

* BETHENCOURT, F. / CHAUDHURI, K. (dir.), "História da Expansão Portuguesa". Lisboa, C. Leitores, 1998.

* COELHO, Maria Helena C., "D. João I". Lisboa Círculo de Leitores, 2005.

*COSTA, J. P. Oliveira e, "Henrique, o Infante". Lisboa, Esfera dos Livros, 2009.

* GOMES, Saul António, "D. Afonso V". Lisboa, Temas e Debates, 2009.

*MARTINS, Miguel G., "De Ourique a Aljubarrota. A Guerra na Idade Média". Lisboa, Esfera dos Livros, 2011.

*MATTOSO, J., "D.Afonso Henriques". Lisboa, Círculo de Leitores, 2006.

* PAGDEN, A., "Lords of all the World: Ideologies of Empire in Spain, Britain and France, c. 1500-1800". Yale University Press, 1995.

*THOMAZ, L. F. R., "De Ceuta a Timor". Lisboa, Difel, 1994.

* VENTURA, Leontina, "D. Afonso III". Lisboa, Círculo de Leitores, 2006.