Antropologia Evolutiva

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01002221
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas ao longo de todo o semestre. Análise critica de artigos científicos seleccionados. Utilização de ferramentas de cálculo e de métodos estatísticos. Utilização das bases de dados bibliográficas on-line. Discussão dos projectos de trabalho em grupo. Programação e acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos práticos de grupo, com início nas aulas mas seguindo fora do horário normal destas, com apoio do professor, com apresentação do trabalho final em relatório e sob a forma oral. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre as abordagens evolutivas do comportamento humano. Os conhecimentos compreendem as várias escolas e perspectivas, bem como as estratégias de investigação e o nosso estado de conhecimento das bases biológicas do comportamento humano, desde uma abordagem mais fenomenológica de descrição da lógica dos comportamentos sociais, até ao estudo da organização e funcionamento da nossa mente, numa perspectiva evolutiva. Os alunos deverão adquirir uma perspectiva alargada da abordagem evolutiva do comportamento humano, bem como adquirir a capacidade de estudar comportamento nesse enquadramento teórico.

Estágio(s)

Não

Programa

 1. Abordagem evolutiva do comportamento humano Fundamentos da teoria evolutiva. Adaptação biológica. Evolução e adaptação 2. 1ªs abordagens evolutivas: aspectos históricos. Críticas ao determinismo biológico 3. Fundamentos da teoria evolutiva Selecção natural e evolução; Genética e desenvolvimento 4. Problemática da Natureza Humana. Evolução do cérebro e capacidades cognitivas. Processos de aprendizagem. 5. Explicações adaptativas do comportamento humano Sociobiologia Humana, Ecologia Comportamental Humana, Psicologia Evolutiva, Memética e Modelos co-evolutivos. Evolução dos sistemas de decisão. Abordagens seleccionista/adaptativa 6. Decisões adaptativas sobre comportamento sexual. Estratégias reprodutivas. Selecção sexual e escolha do par 7. Cooperação. Evolução da cooperação sem selecção de parentesco. Módulos mentais e problemas sobre cooperação. 8. Evolução da linguagem 9. Evolução e cultura humana Modelos biológicos de evolução cultural. Cultura como adaptação. Ética e religião.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Jorge Gama Mota

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

 Barret, L., Dunbar, R. & Lycett, J., 2002. Human Evolutionary Psychology. Palgrave, Hampshire & New York. Cartwright, J. 2008. Evolution and Human Behaviour. 2nd Ed.. Macmillan Press, Londres. Dunbar, RIM. 2006. A História do Homem: Uma nova história da evolução da humanidade. Quetzal Editores, Lisboa