Tópicos de Pesquisa em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03016587
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

- Conhecimentos das literaturas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe

- Conhecimentos da história e culturas destes países

- Domínio sólido do trabalho científico (pesquisa bibliográfica, ferramentas dos estudos literários, escrita académica).

Métodos de Ensino

O seminário aposta num formato de ensino centrado no debate, além de momentos expositivos a cargo da docente. Os debates serão estruturados de maneiras variadas, partindo de textos literários, outras produções artísticas, textos teóricos, questões transversais ou ainda de controvérsias da crítica sobre as obras em questão. Cabe a cada discente ler e preparar em casa os respetivos textos literários e teóricos indicados no programa. Cada discente terá a seu cargo a apresentação de um ou dois textos teóricos e a apresentação do seu projeto de escrita de ensaio.

Resultados de Aprendizagem

1. Adquirir conhecimentos avançados de tópicos de pesquisa das literaturas africanas de língua portuguesa

2. Desenvolver de maneira autónoma um projeto individual de pesquisa nesta área

3. Adquirir ferramentas teóricas adequadas para a área em questão

4. Desenvolver um pensamento crítico fundamentado nos estudos literários e pós-coloniais.

Estágio(s)

Não

Programa

Cada edição do seminário centrar-se-á num ou dois tópicos de pesquisa diferentes. Poderão tanto ser transversais às literaturas africanas de língua portuguesa, como específicos de uma destas cinco literaturas. Possíveis tópicos: história e memória, identidades nacionais, oralidades e escritas, género e sexualidade, futuro e distopia. A escolha das obras terá em conta, sempre que possível, um equilíbrio entre textos narrativos, poesia e teatro, com a possibilidade de integrar pontualmente filmes, música e/ou artes plásticas. A leitura e análise das obras será acompanhada pela leitura e o debate de textos teóricos. Os tópicos abordados em cada edição estabelecerão uma ligação com os projetos de investigação atuais da docente no Centro de Literatura Portuguesa.

Docente(s) responsável(eis)

Doris Wieser

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade: 10.0%
Apresentações orais: 30.0%
Trabalho escrito: 60.0%

Bibliografia

- Chaves, R. (2005). Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. Ateliê Editorial.

- Laranjeira, P. (1995). Literatura africana de expressão portuguesa. Universidade Aberta.

- Ki-Zerbo, J. (org) (2010): História geral da África (Vol. I). UNESCO.

- Leite, A. M. et al. (orgs) (2018). Nação e Narrativa Pós-Colonial (Vol. III). Colibri.

- Mata, I. (2010). Polifonias insulares. Edições Colibri.

- Oyěwùmí, O. (org) (2005). African Gender Studies. Palgrave Macmillan.

- Ribeiro, M. C. & Meneses, M. P. (orgs) (2008). Moçambique: das palavras escritas. Afrontamento.

- Rodrigues-Moura, E. & Wieser, D. (orgs) (2015). Identidades em movimento. TFM.

- Secco, C. T. et al. (orgs) (2010). África, escritas literárias. UFRJ/UEA.

- Wieser, F. & Falconi, J. (orgs) (2021). DecliNações: género e nação nas literaturas e culturas africanas de língua portuguesa. Almedina.

- Wiredu, K. (org) (2004). A Companion to African Philosophy. Blackwell.