Tópicos de Pesquisa em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
03016587
Área Científica
Estudos Culturais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de literaturas africanas de língua portuguesa.

Métodos de Ensino

Leitura prévia dos textos sugeridos, incluindo os teóricos; intervenção do docente para expor factos, questões e problemas; debate sobre os assuntos agendados para cada sessão, com intervenções de todos; debates sobre ‘corpora’, bibliografias, temas e questões com a participação de doutorandos em estádios mais avançados; motivação para investigação de autores e temas pouco abordados; abordagem de perspetivas de investigação concernentes a doutoramentos; intervenções orais formais/programadas; organização de comunicações a colóquios e trabalhos finais.

Resultados de Aprendizagem

Construção de conhecimentos avançados na matéria. Escolha dos objetos de pesquisa para a integração em grupos e a preparação de trabalhos, comunicações e teses.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Textos e instituição: história, património, cânone e ruturas.

2. Colonialidade e póscolonialidade: rastos e antevisões no passado; restos no presente.

3. Questões problemáticas: textos desconhecidos, autorias incomuns, identidades ambivalentes e novas direções.

Textos Literários de referência:

Agostinho Neto, Fogo e ritmo; (Angola)

Pepetela, Mayombe; (Angola)

Mia Couto, Terra sonâmbula; (Moçambique)

Corsino Fortes, A cabeça calva de deus; (Cabo Verde)

Conceição Lima, O país de Akendenguê; (São Tomé e Príncipe)

João-Maria Vilanova, Os contos de ukamba kimba; (Angola)

Mutimati Barnabé João, Eu, o povo; (Moçambique)

Textos dos séculos XVI-XIX (incluindo a História geral das guerras angolanas, de Cadornega).

Textos Teóricos de referência:

Edward Said, G. Spivak, Frantz Fanon, W. E. Du Bois, Judith Butler, Arjun Apadurai, Aijaz Ahmad, Ngugi Wa Thiong’o, Didier Anzieu, entre outros.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalhos escritos (60%), participação nas atividades do seminário (30%), assiduidade (10%): 100.0%

Bibliografia

CHABAL, Patrick (org.) (1996). The Postcolonial Literature of Lusophone Africa. Londres: Hurst & Co.

FERREIRA, Manuel (1990). O discurso no percurso africano -I. Lisboa: Plátano.

LARANJEIRA, Pires (1995). Literatura africana de expressão portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 1995.

MARGARIDO, Alfredo (1980). Estudos sobre literaturas das nações africanas de língua portuguesa. Lisboa: A Regra do Jogo.