Literatura, Memória e História

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03016565
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

i) Conhecimento básico do contexto histórico e cultural abrangido pelo seminário (da Idade Média ao século XVIII) e da evolução diacrónica da Literatura Portuguesa.

ii) Utilização adequada de terminologia técnica do domínio dos estudos literários e culturais.

iii) Conhecimento dos protocolos de investigação: pesquisa bibliográfica (através de ferramentas tradicionais e das novas tecnologias da informação); formulação de hipóteses de trabalho; avaliação crítica da bibliografia existente; métodos de argumentação e prova.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino centram-se no modelo de seminário, conjugando momentos de teor expositivo a cargo do/a docente, de acordo com o perfil de lição magistral, e de trabalho autónomo por parte do/a estudante, mediante a redação de ensaios de curta extensão e/ou de recensões críticas, da preparação de conteúdos a explorar em sessões de caráter teórico, a pesquisa e seleção de bibliografia pertinente com vista à elaboração de um trabalho final. Procura-se, desta forma, desenvolver e aprofundar a capacidade de investigação a nível individual e o rigor metodológico.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, o/a estudante deverá estar apto a:

i) Conhecer em profundidade a evolução da literatura portuguesa da Idade Média ao século XVIII;

ii) Relacionar o contexto histórico-cultural com as marcas específicas da produção literária em causa;

iii) Integrar conhecimentos adquiridos na leitura e interpretação dos textos literários, identificando problemáticas e selecionando a perspetiva crítica mais adequada ao seu tratamento;

iv) Mobilizar competências e métodos de investigação associados aos domínios científicos da teoria da literatura, da história e da crítica literárias, dos estudos culturais e interartes, numa perspetiva assumidamente interdisciplinar;

v) Refletir criticamente sobre os usos e formas de apropriação e partilha de textos na nossa contemporaneidade;

vi) Planificar, desenvolver e discutir trabalhos de investigação, utilizando os instrumentos teóricos e metodológicos adequados.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Teoria literária e história cultural (Idade Média - séc. XVIII).

2. Espaço, identidade e práticas de poder na historiografia medieval.

3. Escrita e Império: variações do modelo épico.

4. Literatura da Expansão Portuguesa e diversidade cultural.

5. Profecia, História e Quinto Império: Vieira e o horizonte transnacional de língua portuguesa.

6. A produção de memória cultural: usos e apropriações dos clássicos.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Silva Machado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade: 10.0%
Participação nas atividades do seminário : 30.0%
Trabalhos escritos: 60.0%

Bibliografia

ALMEIDA, I. (2017). Peregrinaçam 1614. Lisboa: CEC/UL. ALVES, Hélio (2001). Camões, Corte-Real e o sistema da epopeia quinhentista, Coimbra, CIEC. AMADO, T. (2007). O passado e o presente: ler Fernão Lopes. Presença. BERNARDES, J. (2019). "A oficina de Camões (Apontamentos sobre Os Lusíadas)", REL, 9, pp. 289-321. BERNARDES, J. (2015). A Biblioteca Camoniana de D. Manuel II: Camões nos prelos de Portugal e da Europa (1583-2000), Coimbra: IUC/FCB. ERLL, A., et alii, eds. (2008). Cultural memory studies: an international and interdisciplinary handbook. Berlin, NY: de Gruyter. FERREIRA, M. R. (2019). Pedro de Barcelos e a escrita da História. Porto: E. Criativas. FRANCO, J. E.; PEREIRA, P. S. (2020). Revisitar Vieira no Séc. XXI. 2 v. Coimbra: IUC. MENDES, M. V. (1989). A oratória barroca de Vieira. Lisboa: Caminho. REIS, C. (dir.), (1998-2006). História Crítica da Literatura Portuguesa. 9 v. Lisboa: Verbo. SEIXO, M. A. (1998). Poéticas da viagem na literatura. Lisboa: Cosmos.