Literatura, Memória e História

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03016565
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

i) Conhecimento básico do contexto histórico e cultural abrangido pelo seminário (da Idade Média ao século XVIII) e da evolução diacrónica da Literatura Portuguesa.

ii) Utilização adequada de terminologia técnica do domínio dos estudos literários e culturais.

iii) Conhecimento dos protocolos de investigação: pesquisa bibliográfica (através de ferramentas tradicionais e das novas tecnologias da informação); formulação de hipóteses de trabalho; avaliação crítica da bibliografia existente; métodos de argumentação e prova.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino centram-se no modelo de seminário, conjugando momentos de teor expositivo a cargo do docente, de acordo com o perfil de lição magistral, e de trabalho autónomo por parte do estudante, mediante a redação de ensaios de curta extensão e/ou de recensões críticas, da preparação de conteúdos a explorar em sessões de caráter teórico, a pesquisa e seleção de bibliografia pertinente com vista à elaboração de um trabalho final. Procura-se, desta forma, desenvolver e aprofundar a capacidade de investigação a nível individual e o rigor metodológico.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, o estudante deverá estar apto a:

i) conhecer em profundidade a evolução da literatura portuguesa da Idade Média ao século XVIII;

ii) relacionar o contexto histórico-cultural com as marcas específicas da produção literária em causa;

iii) integrar conhecimentos adquiridos na leitura e interpretação dos textos literários, identificando problemáticas e selecionando a perspetiva crítica mais adequada ao seu tratamento;

iv) mobilizar competências e métodos de investigação associados aos domínios científicos da teoria da literatura, da história e da crítica literárias, dos estudos culturais e interartes, numa perspetiva assumidamente interdisciplinar;

v) refletir criticamente sobre os usos e formas de apropriação e partilha de textos na nossa contemporaneidade;

vi) planificar, desenvolver e discutir trabalhos de investigação, utilizando os instrumentos teóricos e metodológicos adequados.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Teoria literária e história cultural (Idade Média - séc. XVIII).

2. Espaço, identidade e práticas de poder na historiografia medieval.

3. Escrita e Império: variações do modelo épico.

4. Literatura da Expansão Portuguesa: Ocidentalismo e diversidade cultural.

5. Profecia, História e Quinto Império: Vieira e o horizonte transnacional de língua portuguesa.

6. A produção de memória cultural: usos e apropriações dos clássicos.

Docente(s) responsável(eis)

Albano António Cabral Figueiredo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalhos escritos (60%), participação nas atividades do seminário (30%), assiduidade (10%): 100.0%

Bibliografia

ALVES, Hélio J. S. (2001). Camões, Corte-Real e o sistema da epopeia quinhentista, Coimbra, CIEC, 2001.

BERNARDES, J. A. C. (1999). História Crítica da Literatura Portuguesa. II. Humanismo e Renascimento, Verbo.

BERNARDES, J. A. C. (2000). “As estâncias finais d’Os Lusíadas ou o «nunca ouvido canto» de Camões”, Máthesis, 9, UCP - FL, Viseu, pp. 69-84.

DIAS, A. F. (1998), História Crítica da Literatura Portuguesa. I. A Idade Média, Verbo.

ERLL, A., A. Nuenning, S. B. Young, eds. (2008). Cultural memory studies: an international and interdisciplinary handbook. Berlin, New York: Walter de Gruyter.

MENDES, M. V. (1989). A oratória barroca de Vieira. Lisboa: Caminho.

PIRES, M. L. G. e J. A. Carvalho (2001). História Crítica da Literatura Portuguesa. III. Maneirismo e Barroco. Lisboa: Verbo.

SEIXO, M. A. (1998). Poéticas da viagem na literatura, Lisboa, Cosmos.