Literatura, Memória e História
1
2021-2022
03016565
Literatura
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
i) Conhecimento básico do contexto histórico e cultural abrangido pelo seminário (da Idade Média ao século XVIII) e da evolução diacrónica da Literatura Portuguesa.
ii) Utilização adequada de terminologia técnica do domínio dos estudos literários e culturais.
iii) Conhecimento dos protocolos de investigação: pesquisa bibliográfica (através de ferramentas tradicionais e das novas tecnologias da informação); formulação de hipóteses de trabalho; avaliação crítica da bibliografia existente; métodos de argumentação e prova.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino centram-se no modelo de seminário, conjugando momentos de teor expositivo a cargo do docente, de acordo com o perfil de lição magistral, e de trabalho autónomo por parte do estudante, mediante a redação de ensaios de curta extensão e/ou de recensões críticas, da preparação de conteúdos a explorar em sessões de caráter teórico, a pesquisa e seleção de bibliografia pertinente com vista à elaboração de um trabalho final. Procura-se, desta forma, desenvolver e aprofundar a capacidade de investigação a nível individual e o rigor metodológico.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, o estudante deverá estar apto a:
i) conhecer em profundidade a evolução da literatura portuguesa da Idade Média ao século XVIII;
ii) relacionar o contexto histórico-cultural com as marcas específicas da produção literária em causa;
iii) integrar conhecimentos adquiridos na leitura e interpretação dos textos literários, identificando problemáticas e selecionando a perspetiva crítica mais adequada ao seu tratamento;
iv) mobilizar competências e métodos de investigação associados aos domínios científicos da teoria da literatura, da história e da crítica literárias, dos estudos culturais e interartes, numa perspetiva assumidamente interdisciplinar;
v) refletir criticamente sobre os usos e formas de apropriação e partilha de textos na nossa contemporaneidade;
vi) planificar, desenvolver e discutir trabalhos de investigação, utilizando os instrumentos teóricos e metodológicos adequados.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Teoria literária e história cultural (Idade Média - séc. XVIII).
2. Espaço, identidade e práticas de poder na historiografia medieval.
3. Escrita e Império: variações do modelo épico.
4. Literatura da Expansão Portuguesa: Ocidentalismo e diversidade cultural.
5. Profecia, História e Quinto Império: Vieira e o horizonte transnacional de língua portuguesa.
6. A produção de memória cultural: usos e apropriações dos clássicos.
Docente(s) responsável(eis)
Albano António Cabral Figueiredo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalhos escritos (60%), participação nas atividades do seminário (30%), assiduidade (10%): 100.0%
Bibliografia
ALVES, Hélio J. S. (2001). Camões, Corte-Real e o sistema da epopeia quinhentista, Coimbra, CIEC, 2001.
BERNARDES, J. A. C. (1999). História Crítica da Literatura Portuguesa. II. Humanismo e Renascimento, Verbo.
BERNARDES, J. A. C. (2000). “As estâncias finais d’Os Lusíadas ou o «nunca ouvido canto» de Camões”, Máthesis, 9, UCP - FL, Viseu, pp. 69-84.
DIAS, A. F. (1998), História Crítica da Literatura Portuguesa. I. A Idade Média, Verbo.
ERLL, A., A. Nuenning, S. B. Young, eds. (2008). Cultural memory studies: an international and interdisciplinary handbook. Berlin, New York: Walter de Gruyter.
MENDES, M. V. (1989). A oratória barroca de Vieira. Lisboa: Caminho.
PIRES, M. L. G. e J. A. Carvalho (2001). História Crítica da Literatura Portuguesa. III. Maneirismo e Barroco. Lisboa: Verbo.
SEIXO, M. A. (1998). Poéticas da viagem na literatura, Lisboa, Cosmos.