Ensino da Literatura
1
2023-2024
03016541
Didática
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Familiaridade com um corpus literário extenso, com especial incidência no cânone literário de língua portuguesa; conhecimentos de teoria e metodologia literárias; conhecimento das dinâmicas curriculares nos diferentes níveis de ensino; conhecimento genérico da legislação aplicável à área e dos textos programáticos em vigor.
Métodos de Ensino
Exposição teórica, trabalhos de natureza aplicada.
Resultados de Aprendizagem
Situar o aparecimento do Ensino da Literatura como área de investigação universitária; proceder ao seu enquadramento no âmbito das Humanidades; analisar princípios inspiradores das dinâmicas curriculares; comparar a situação do ensino da literatura no sistema de ensino português com outras realidades.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O Ensino da Literatura como campo disciplinar
2. A literatura: do espaço público à escola
3. Fundamentos: as Humanidades e os estudos literários
4. Condicionantes sociológicas e desafios de método: a articulação dos domínios programáticos; o estudo de obras integrais; os desafios do digital.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Silva Machado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Assiduidade: 10.0%
Participação nas atividades do seminário : 30.0%
Trabalhos escritos : 60.0%
Bibliografia
Batista, A. Barros, org. (2021), Contra a literatura. Programas (e metas) na escola, Lisboa, IELT.
Bernardes, J. Cardoso e R. Mateus (2013), A literatura e o ensino do Português, Lisboa, FFMS.
Colomer, T. (2007), Andar entre livros. A leitura literária na escola, S. Paulo, Global.
Cosson, R. (2006), Letramento literário. Teoria e prática, S. Paulo, Contexto.
Gally, M. (2006), Le bûcher des humanités, Paris, Armand Colin.
Graff, G. (1989), Professing Literature. An Institutional History, Chicago, UCP.
Houdart-Mérot, V. (1998), La culture littéraire au lycée depuis 1880, Rennes, P. Universitaires.
Mello, M. Cristina (1998), O Ensino da Literatura e a problemática dos géneros literários, Coimbra, Livraria Almedina.
Silva, V. Aguiar e (2010), As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa, Coimbra, Almedina.
Small, H. (2013), The Value of The Humanities, Oxford, OUP.
Todorov, Tzvetan (2007), La littérature en péril, Paris, Flammarion.