Cânone e Teoria Literária

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03016530
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O/a estudante deve ser detentor de formação graduada e pós-graduada (2º ciclo), no âmbito genérico dos estudos literários, com incidência em questões de ordem teórico-literária e de epistemologia literária  associadas à literatura em língua portuguesa. O/a estudante deve ainda ser detentor de alguma experiência de investigação, bem como de proficiência linguística em português; recomenda-se ainda que seja conhecedor, no plano da competência de leitura para efeitos formativos, de inglês.

Métodos de Ensino

O ensino será de índole seminarial, adotado a um contexto de B-learning. O/a estudante será chamado a dar um contributo de reflexão pessoal à análise e à problematização dos temas programáticos que a UC contempla, na sequência de sínteses e de formulação de questões pelo professor. O contributo do/a estudante pressupõe intervenções programadas em seminário, subsequentemente objeto de discussão e com apoio de textos de natureza teórica ou de casos de estudo.

Resultados de Aprendizagem

Após completar a UC, o/a estudante deve ser capaz de problematizar e de desenvolver, em termos demonstrativos e com suporte argumentativo, questões de nível avançado colocadas pela questão do cânone, nos diversos aspetos que o programa indica, e em direta relação com temas e subtemas de teoria literária, numa perspetiva que transcenda o âmbito das literaturas nacionais. Do mesmo modo, o/a estudante deve ter competência para optar fundamentadamente por domínios ou temas de estudos que, em sintonia com o âmbito científico-pedagógico do 3º ciclo, lhe permitam desenvolver investigação pessoal. Nesse sentido, o/a estudante deve ser conhecedor de instrumentos e de rotinas de investigação em estudos literários.

Estágio(s)

Não

Programa

Tópicos programáticos para desenvolvimento: A questão do cânone literário e a instituição literária. O contributo da investigação e do ensino da literatura para a configuração e para a questionação do cânone. Dimensões ideológicas e psicoculturais do cânone. A questão do cânone e a condição institucional e académica da teoria literária. A questão do cânone e a literatura de língua portuguesa, em contexto pós-colonial. Cânone e Weltliteratur. A problemática do cânone, os estudos culturais e a emergência do digital. A questão do cânone e a crise das Humanidades. Cânone e ensino da literatura.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Jorge da Silva Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

ALTIERI, Ch. Canons and Consequences. Evanston: Northwestern Univ. Press, 1990.

BLOOM, H. The Western Canon. New York: Harcourt Brace & Company, 1994.

BROWNE, R. B. e M. W. DAMROSCH, D. What Is World Literature? Princeton: Princeton Univ. Press, 2003.

FEIJÓ, A., FIGUEIREDO, J., TAMEN, M. 2020. O Cânone. Lisboa: Tinta da China.

GUILLORY, John. 1995. Cultural Capital. The Problem of Literary Canon Formation. Chicago: The University of Chicago Press.

LAUTER, P. Canons and Contexts. New York/Oxford: Oxford Univ. Press, 1991.

GORAK, Jan.  The making of the modern canon.  London: Athlon Press, 1991.

PEREIRA, J. 2019. As Literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa: Gradiva.

SILVA, V. A. e. Teoria da Literatura. 8ª ed. Coimbra: Almedina, 2009.

SILVESTRE, O., Patrício, R. 2020. Conferências do Cinquentenário da Teoria da Literatura de Vítor Aguiar e Silva. Braga: UMinho Editora.