Cânone e Teoria Literária

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03016530
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve ser detentor de formação graduada e pós-graduada (2º ciclo), no âmbito genérico dos estudos estudos literários, com incidência em questões de ordem teórico-literária e de epistemologia literária  associadas à literatura portuguesa, bem como a outras literaturas de língua portuguesa. O estudante deve ainda ser detentor de alguma experiência de investigação, bem como de proficiência linguística irrepreensível em português; recomenda-se ainda que seja conhecedor, no plano da competência de leitura para efeitos formativos, de duas línguas estrangeiras, sendo uma delas o inglês.

Métodos de Ensino

O ensino será de índole seminarial. O estudante será chamado a dar um contributo de reflexão pessoal à análise e à problematização dos temas programáticos que a UC contempla, na sequência de sínteses e de formulação de questões  pelo professor. O contributo do estudante pressupõe intervenções programadas em seminário, subsequentemente objeto de discussão e com apoio de textos de natureza teórica ou de casos de estudo.

Resultados de Aprendizagem

Após completar a UC, o estudante deve ser capaz de problematizar e de desenvolver, em termos demonstrativos e com suporte argumentativo, questões de nível avançado colocadas pela questão do cânone, nos diversos aspetos que o programa indica, e em direta relação com temas e subtemas de teoria literária, numa perspetiva que transcenda o âmbito das literaturas nacionais.  Do mesmo modo, o estudante deve ter competência para optar fundamentadamente por domínios ou temas de estudos que, em sintonia com o âmbito científico-pedagógico do 3º ciclo, lhe permitam desenvolver investigação pessoal. Nesse sentido, o estudante deve ser conhecedor de instrumentos e de rotinas de investigação em estudos literários.

Estágio(s)

Não

Programa

A Unidade Curricular pretende problematizar temas de investigação conducentes aos trabalhos académicos que, em âmbitos e em temas de trabalho específicos, os alunos hão de empreender. Tópicos programáticos para desenvolvimento: a questão do cânone literário e a instituição literária. O contributo da investigação e do ensino da literatura para a configuração e para a questionação do cânone. Dimensões ideológicas e psicoculturais do cânone. A questão do cânone e a condição institucional e académica da teoria literária. Problemas epistemológicos e axiológicos. Cânone e temas de teoria literária (modos e géneros literários, periodização literária, estudos narrativos, crítica literária, etc.). A questão do cânone e a chamada lusofonia, em contexto pós-colonial. Questões institucionais, socioculturais e ideológicas. A problemática do cânone, os estudos culturais e a emergência do digital. A questão do cânone e a crise das Humanidades.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos António Alves dos Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%

Bibliografia

ALTIERI, Ch. Canons and Consequences. Evanston: Northwestern Univ. Press, 1990. BLOOM, H. The Western Canon. New York: Harcourt Brace & Company, 1994. BROWNE, R. B. e M. W. FISHWICK (eds.). Rejuvenating the Humanities. Bowling Green: Bowling Green St. Univ. Pop. Press, 1992. DAMROSCH, D. What Is World Literature? Princeton: Princeton Univ. Press, 2003. LAUTER, P. Canons and Contexts. New York/Oxford: Oxford Univ. Press, 1991. GORAK, Jan.  The making of the modern canon.  London: Athlon Press, 1991. Revista de Estudos Literários, 1. Coimbra: Centro de Lit. Port, 2011. Revista de Estudos Literários, 2. Coimbra: C. de L. P., 2012. ROCHA, J. Cezar de C. Crítica literária: em busca do tempo perdido?. Chapecó: Argos, 2011. SILVA, A. S. da et alii (orgs.). Novos Horizontes para as Humanidades. Braga: Fac. de Filosofia/UCP, 2006. SILVA, V. A. e. Teoria da Literatura. 8ª ed. Coimbra: Almedina, 2009. SMALL, H. The Values of the Humanities. Oxford: Oxford Univ. Press, 2013.