Literatura e Cultura de Língua Espanhola I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03016445
Área Científica
Cultura/Literatura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O doutorando deverá ser capaz de compreender textos complexos em língua espanhola.

Métodos de Ensino

As aulas funcionarão em regime de seminário, com participação ativa e constante das/dos doutorandas/os. Estes terão obrigatoriamente de apresentar no decurso das aulas dois comentários críticos sobre textos distribuídos pelo professor e um trabalho de investigação final.

Resultados de Aprendizagem

No final da lecionação, a/o doutoranda/o deverá conhecer e ser capaz de compreender a evolução da sociedade espanhola ao longo dos séculos XIX e XX. Deverá igualmente ser capaz de distinguir os estilos epocais que foram dominando as Artes e as Letras no mesmo período e conhecer as personalidades mais relevantes no domínio cultural. Sendo as obras literárias selecionadas para estudo aprofundado representativas, respetivamente, das estéticas realista e modernista, a/o doutoranda/o deverá ser capaz de relacioná-las com as restantes formas de expressão artística presentes na sociedade espanhola e com as obras literárias de outros países (e particularmente de Portugal) representativas das mesmas correntes.

Estágio(s)

Não

Programa

Sociedade e Cultura em Espanha nos séculos XIX e XX. Serão analisados e contextualizados os factos políticos mais relevantes da vida espanhola nos séculos XIX e XX (Guerra da Independência, a Crise de 98 e a Guerra Civil). Serão igualmente estudadas as formas e as individualidades artísticas mais destacadas do período, na pintura, na arquitetura, na música e no cinema. Será também objeto de estudo a evolução da comunicação social nestes dois séculos. Na literatura, serão comentados os principais estilos epocais do período (o Romantismo, o Realismo, o Naturalismo, o Modernismo, as Vanguardas).

Docente(s) responsável(eis)

Professor a Definir - Faculdade de Letras

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Assiduidade: 10.0%
Participação nas atividades do seminário: 30.0%
Trabalhos escritos: 60.0%

Bibliografia

Litvak, L. ed. (1991). El Modernismo. 2.ª ed., 2.ª reimp. Madrid: Taurus.

Lourenço, A. A. (2005). Eça de Queirós e o Naturalismo na Península Ibérica. Coimbra: Mar da Palavra.

Lourenço, A. A. (2005). Estudos de Literatura Comparada Luso-Espanhola. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa.

Rubio Cremades, E. (2001). Panorama crítico de la novela realista-naturalista. Madrid: Castalia.

Varela Jácome, B. (1973). Estructuras novelísticas de Emilia Pardo Bazan. Santiago de Compostela: Instituto P. Sarmiento de Estudios Gallegos.

Rubio Jiménez, J. (2006). Valle-Inclán, caricaturista moderno: Nueva lectura de Luces de Bohemia. Madrid: Editorial Fundamentos.

Sorria Olmedo, A., ed. (2007). Las vanguardias y la generación del 27. Madrid: Visor Libros.).