Literatura e Cultura de Língua Alemã I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03016439
Área Científica
Cultura/Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Pressupõe-se o domínio da língua alemã a um nível intermédio/avançado (nível B2 ou C do QECRL), bem como conhecimentos de base sobre literatura e cultura de expressão alemã.

Métodos de Ensino

As sessões terão uma componente expositiva, mas será dada particular relevância à análise dos textos e filmes, bem como à discussão coletiva sobre questões específicas levantadas pelas obras em causa.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende desenvolver a sensibilidade dos estudantes ao texto literário, promovendo igualmente a reflexão crítica tanto sobre o diálogo intersemiótico entre literatura e cinema, como sobre a relação plural entre as formas artísticas e os seus múltiplos contextos.
No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
1. compreender o texto literário nas suas componentes semânticas e técnico-compositivas;
2. analisar e comentar textos literários e fílmicos relacionados com o tema da unidade curricular, mostrando autonomia intelectual, poder de síntese, capacidade de argumentação e elevada competência na expressão oral e escrita;
3. reconhecer as correntes estéticas do período em causa e compreender os acontecimentos históricos que marcaram, a partir de Berlim, a evolução sociopolítica e cultural do século XX;
4. mostrar que desenvolveram atitudes de curiosidade e de rigor intelectuais, bem como um pensamento crítico e emancipado.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular centrar-se-á no tema “Metrópole e Lugar de Memória: Berlim no Século XX”. Serão analisadas representações literárias dessa cidade (e as suas respetivas semiotizações fílmicas), tomando em consideração não apenas o desenvolvimento de Berlim como metrópole e como palco de transformações de repercussão internacional, mas também a sua função de «lugar de memória» (Pierre Nora) no contexto alemão e europeu.

O programa pode variar de edição para edição, consoante a/o docente responsável pela unidade curricular.

Docente(s) responsável(eis)

Professor a Definir - Faculdade de Letras

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Participação nos debates das aulas, breves apresentações de textos e/ou trabalhos escritos: 40.0%
Trabalho de Investigação: trabalho escrito com 15 páginas: 60.0%

Bibliografia

Texts:

Brussig, Th. (2001). Am kürzeren Ende der Sonnenallee (3. Aufl.). Frankfurt/M.: Fischer Taschenbuch.

Döblin, A. (1976). Berlin Alexanderplatz. Die Geschichte vom Franz Biberkopf (17. Aufl.). München: DTV.

Schneider, P. (1995). Der Mauerspringer. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt Taschenbuch.

Timm, U. (1998). Johannisnacht. München: DTV.

Wolf, Ch. (1985). Der geteilte Himmel (18. Aufl.) München: DTV.

 

Further readings:

Nora, P. (1990). Zwischen Geschichte und Gedächtnis. Berlin: Wagenbach.

Harder, M. & Hille, A. (Hg.) (2006). Weltfabrik Berlin. Eine Metropole als Sujet der Literatur. Würzburg: Königshausen & Neumann.

Ledanff, S. (2009). Hauptstadtphantasien. Berliner Stadtlektüren in der Gegenwartsliteratur 1989-2008. Bielefeld: Aisthesis.

Lützeler, P. & Schindler, S. (Hg.) (2005). Gegenwartsliteratur (4). Schwerpunkt: Berlin-Literatur. Tübingen: Stauffenburg.

Wellbery, D. & Ryan, J. (Ed.) (2004). A New History of German Literature. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.