Literatura e Cultura de Língua Italiana II

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03016428
Área Científica
Cultura/Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se o conhecimento panorâmico da Cultura e Literatura Italianas obtido na frequência das cadeiras de literatura e cultura italianas do Curso de 1.º Ciclo, bem como dos seminários do Curso de 2º Ciclo, pressupondo assim o domínio da Língua para facilitar o acesso e compreensão dos textos objeto de leitura obrigatória, assim como a respetiva análise e comentário.

Métodos de Ensino

As aulas são de carácter teórico-prático, recorrendo-se, sempre que necessário, à análise e comentário dos romances históricos ou de outras obras consideradas pertinentes para a lecionação dos conteúdos em causa. Também estão previstas sessões de orientação dos trabalhos escritos, para discussão dos temas, estrutura e acompanhamento na sua elaboração. De igual modo, está previsto um horário de atendimento semanal aos/às doutorandos/as, para esclarecimento das dúvidas por eles/elas apresentadas.

Resultados de Aprendizagem

Tratando-se de um seminário da parte letiva do Curso, pretende-se fornecer aos doutorandos um conjunto panorâmico de conhecimentos relativos à produção do romance histórico italiano, numa perspetiva diacrónica, ao longo dos séculos XIX e XX, bem como técnicas de elaboração dos trabalhos finais, a fim de melhor poderem organizar os dados para a eventual preparação da dissertação, selecionando um período, um corpus de autores ou cruzando informação de várias obras.

Estágio(s)

Não

Programa

O Romance Histórico Italiano e a Questão da Identidade Nacional

O ressurgir do interesse pelo Romance Histórico veio despertar a reflexão sobre a popularidade deste género junto do público leitor e sobre os códigos que o configuram, bem como sobre o processo da unificação política levada a cabo no século XIX. Após a contextualização histórico-sociológica do período do Risorgimento italiano à contemporaneidade, apresentam-se as origens do género em Itália, delineiam-se os seus traços específicos, para depois se proceder à análise da respetiva produção nos séculos XIX e XX, privilegiando-se o período do Pós-Modernismo. Conclui-se com uma reflexão sobre a evolução do género, justificando-se a sua vitalidade e sistematizando os aspetos das obras estudadas. Pelo facto de o Romance Histórico italiano ser um dos espaços privilegiados de reflexão sobre a construção da Itália moderna, proceder-se-á a uma abordagem da questão da construção da identidade nacional no mesmo espaço de tempo.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Simplício Geraldo Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Projecto: 20.0%
Participação ativa nas aulas com apresentação oral de trabalhos de curta extensão: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Bellini, D., Burgio, G., Conoscenti, D., Jossa, S., Pecora, M., Sanguinetti, F., et al. (2009). Letteratura, Identità, Nazione. Palermo: Duepunti Edizioni.

Bufalino, G. (2001). Le menzogne della note. Milano: Bompiani.

De Roberto, F. (2007). I viceré. Milano: Garzanti.

Eco, U. (2004). Il nome della rosa. Milano: Bompiani.

Ferro. M. (2013). Os 150 anos da unificação política da Itália e a questão da unidade nacional italiana. Brotéria, 176 (1), 41-48.

Fogazzaro, A. (2001). Piccolo mondo antico. Milano: Mondadori.

Geary, P. (2008). O Mito das Nações. A Invenção do Nacionalismo. Lisboa: Gradiva.

Jossa, S. (2006). L’Italia letteraria. Bologna: Il Mulino.

Jovine, F. (1990). La signora Ava. Torino: Einaudi.

Lampedusa, G. T. di (2003). Il gattopardo. Milano: Feltrinelli.

Manzoni, A. (2006). I promessi sposi. Milano: Mondadori.

Raimondi, E. (1998). Letteratura e identità nazionale. Milano: Bruno Mondadori.

Smith, A. (1997). A Identidade Nacional. Lisboa: Gradiva.