Literatura e Cultura de Língua Inglesa II

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03016406
Área Científica
Cultura/Literatura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de cultura e literatura inglesa adquiridos no 1.º e 2.º ciclos; conhecimentos avançados de inglês.

Métodos de Ensino

O regime de seminário pressupõe a participação ativa em todas as sessões. Cada aluna/o terá ainda de fazer a apresentação oral de um texto – teórico ou ficcional – relevante no contexto do programa do seminário. No final do semestre será organizada uma workshop na qual serão apresentados todos os projetos de trabalho final, que depois deverão ser reescritos tendo em conta as observações feitas durante a discussão na workshop.

Resultados de Aprendizagem

O seminário propõe-se:

- Alargar e aprofundar o conhecimento sobre conceitos e problemáticas pertinentes para o estudo da cultura e das literaturas contemporâneas das ilhas britânicas;

- Familiarizar os doutorandos com quadros teóricos atualizados (‘state of the art’) relevantes para o entendimento de práticas e discursos culturais das sociedades em causa;

- Promover o desenvolvimento de uma consciência crítica e problematizante acerca dos temas e das tradições literárias em discussão;

- Fornecer aos doutorandos ferramentas para a pesquisa avançada e capacitá-los/as para a produção autónoma do saber, adequadas a este nível de ensino.

Estágio(s)

Não

Programa

As ilhas: a História contada como Ficção

O curso pretende refletir sobre o fenómeno da popularidade presente da ficção histórica em articulação com a tradição do romance histórico realista do século XIX. Parte-se da discussão do conceito de “metaficção histórica” enquanto ferramenta relevante para uma análise crítica das ficções de carácter histórico que recorrem a convenções de géneros literários muito diversas, afastando-se assim do realismo próprio da tradição. Pretende-se problematizar a relação que estas ficções estabelecem com a narrativa historiográfica, desconstruindo as posições políticas que as governam, subjacentes às opções estéticas. O conflito entre “verdade” e “versões da história” orientará a discussão, tendo presente as questões fraturantes da história das Ilhas Britânicas.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Assiduidade: 10.0%
Participação nas atividades do seminário: 30.0%
Trabalhos escritos: 60.0%

Bibliografia

Bebiano, A. (2013). Cicatrizes e feridas: a ficção contemporânea perante o passado. In A. S. Ribeiro (org.), Representações da violência (pp. 105-125). Coimbra: CES/ Almedina.

Bebiano, A. (2011). Engendering the Nation: Irish Women and Nationalism. In M. H. Mutran, L. P. Z. Izarra & B. K. X. Bastos (Eds.), A Garland of Words. For Maureen O'Rourke Murphy (pp.179-190). S. Paulo: Humanitas.

Davies, N. (1999). The Isles. A History. Oxford: Oxford University Press.

Fleishman, A. (1971). The English Historical Novel. Baltimore and London: The Johns Hopkins Press.

Hutcheon, L. (1988). A Poetics of Postmodernism: History, Theory, Fiction. London & New York: Routledge.

Kearns, G. (2007). Bare Life, Political violence, and the territorial structure of Britain and Ireland. In D. Gregory & A. Pred (Eds.), Violent Geographies: Fear, Terror and Political Violence (pp. 7-35). New York: Routledge;

Sontag, S. (2003). Regarding the Pain of Others. London: Penguin.