Literatura e Cultura de Língua Inglesa I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03016393
Área Científica
Cultura/Literatura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de cultura e literatura inglesa adquiridos no 1.º e 2.º ciclos; conhecimentos avançados de inglês.

Métodos de Ensino

Exposição teórica; análise prática de textos literários e outros tipos de documentos culturais; debate; exercícios de escrita e exposição oral.

Resultados de Aprendizagem

O seminário propõe-se:

- Alargar e aprofundar o conhecimento sobre conceitos e problemáticas pertinentes para o estudo da cultura e literatura britânicas;

- Familiarizar os doutorandos com quadros teóricos atualizados (‘state of the art’) relevantes para o entendimento de práticas e discursos culturais da sociedade em causa;

- Promover o desenvolvimento de uma consciência crítica e problematizante acerca dos temas em discussão;

- Fornecer aos doutorandos ferramentas para a pesquisa avançada e capacitá-los para a produção autónoma do saber.

Estágio(s)

Não

Programa

"A temática da viagem na cultura e literatura inglesas"

O seminário pretende explorar algumas das manifestações do tropo da viagem na literatura e culturas britânicas. De longa e distinta tradição, que se tem vindo a reforçar nas últimas décadas, a escrita que utiliza o motivo estruturante da viagem tem também adquirido proeminência no âmbito de várias disciplinas (nomeadamente nos Estudos Literários e Culturais) que lhe reconhecem grande potencial na dramatização das zonas de contacto e intermediação entre culturas, bem como o seu papel na construção da identidade e da alteridade. Os textos a estudar, maioritariamente de produção recente, promoverão a investigação sobre estas e outras problemáticas, tais como a dinâmica entre o urbano e o rural, conceitos de história e património (a aprofundar no seminário do 2.º semestre), bem como questões de género literário.

(O programa pode variar dependendo do docente da cadeira)

Docente(s) responsável(eis)

Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Assiduidade: 10.0%
Participação nas atividades do seminário: 30.0%
Trabalhos escritos: 60.0%

Bibliografia

Huggan, G. (2001). The Postcolonial Exotic. Marketing the Margins. London: Routledge.

Hulme, P. & Youngs, T. (Eds.) (2002). The Cambridge Companion to Travel Writing. Cambridge:

             Cambridge UP.

Kaplan, C. (2005). Questions of Travel. Postmodern Discourses of Displacement. Durham: Duke UP.

Leed, E. J. (1991). The Mind of the Traveller. From Gilgamesh to Global Tourism. New York: Basic Books.

Matos, J. (1999) Pelos Espaços da Pós-Modernidade: Literatura de Viagens Inglesa da Segunda Grande

           Guerra à Década de Noventa. Porto: Edições Afrontamento.

Pratt, M. L. (1992). Imperial Eyes. Travel Writing and Transculturation. London: Routledge.

Spurr, D. (1993). The Rhetoric of Empire. Colonial Discourse in Journalism, Travel Writing and Imperial

           Administration. Durham: Duke UP.