Literatura e Cultura de Língua Inglesa I

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
03016393
Área Científica
Cultura/Literatura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de cultura e literatura inglesa adquiridos no 1.º e 2.º ciclos; conhecimentos avançados de inglês.

Métodos de Ensino

Exposição teórica; análise prática de textos literários e outros tipos de documentos culturais; debate; exercícios de escrita e exposição oral.

Resultados de Aprendizagem

O seminário propõe-se:

- Alargar e aprofundar o conhecimento sobre conceitos e problemáticas pertinentes para o estudo da cultura e literatura britânicas;

- Familiarizar os doutorandos com quadros teóricos atualizados (‘state of the art’) relevantes para o entendimento de práticas e discursos culturais da sociedade em causa;

- Promover o desenvolvimento de uma consciência crítica e problematizante acerca dos temas em discussão;

- Fornecer aos doutorandos ferramentas para a pesquisa avançada e capacitá-los para a produção autónoma do saber.

Estágio(s)

Não

Programa

"A temática da viagem na cultura e literatura inglesas"

O seminário pretende explorar algumas das manifestações do tropo da viagem na literatura e culturas britânicas. De longa e distinta tradição, que se tem vindo a reforçar nas últimas décadas, a escrita que utiliza o motivo estruturante da viagem tem também adquirido proeminência no âmbito de várias disciplinas (nomeadamente nos Estudos Literários e Culturais) que lhe reconhecem grande potencial na dramatização das zonas de contacto e intermediação entre culturas, bem como o seu papel na construção da identidade e da alteridade. Os textos a estudar, maioritariamente de produção recente, promoverão a investigação sobre estas e outras problemáticas, tais como a dinâmica entre o urbano e o rural, conceitos de história e património (a aprofundar no seminário do 2.º semestre), bem como questões de género literário.

(O programa pode variar dependendo do docente da cadeira)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Assiduidade: 10.0%
Participação nas atividades do seminário: 30.0%
Trabalhos escritos: 60.0%

Bibliografia

Huggan, G. (2001). The Postcolonial Exotic. Marketing the Margins. London: Routledge.

Hulme, P. & Youngs, T. (Eds.) (2002). The Cambridge Companion to Travel Writing. Cambridge:

             Cambridge UP.

Kaplan, C. (2005). Questions of Travel. Postmodern Discourses of Displacement. Durham: Duke UP.

Leed, E. J. (1991). The Mind of the Traveller. From Gilgamesh to Global Tourism. New York: Basic Books.

Matos, J. (1999) Pelos Espaços da Pós-Modernidade: Literatura de Viagens Inglesa da Segunda Grande

           Guerra à Década de Noventa. Porto: Edições Afrontamento.

Pratt, M. L. (1992). Imperial Eyes. Travel Writing and Transculturation. London: Routledge.

Spurr, D. (1993). The Rhetoric of Empire. Colonial Discourse in Journalism, Travel Writing and Imperial

           Administration. Durham: Duke UP.