Literatura e Cultura Americana II
1
2021-2022
03016346
Cultura/Literatura
Português
Inglês
Presencial
Semestral
15.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Espera-se que os/as doutorandos/as possuam bons conhecimentos de inglês para um bom domínio da bibliografia primária e crítica e que tenham frequentado a UC do 1.º semestre de Literatura e Cultura de Língua Inglesa: Estudos Americanos.
Métodos de Ensino
As sessões incluem exposição teórica, discussão e debate sobre os textos ou outros materiais propostos para cada sessão e apresentações orais dos/das doutorandos/as, que contribuirão para o desenvolvimento de capacidades de análise, argumentação, diálogo e exposição em público. O ensaio final será sobre um tema enquadrado no seminário e previamente acordado com o/a docente e deverá revelar capacidade de pesquisa bibliográfica relevante e competência para organizar e expor ideias com sofisticação e espírito crítico.
Resultados de Aprendizagem
Este seminário pretende:
• desenvolver uma consciência crítica em relação aos lugar e papel dos EUA no passado e no mundo contemporâneo;
• familiarizar os/as doutorandos/as com os debates teóricos atuais e, especificamente, com o enquadramento teórico dos Estudos Americanos;
• aprofundar a capacidade de análise crítica e questionadora dos materiais selecionados;
• reforçar capacidades de pesquisa criteriosa e de trabalho de investigação autónomo.
Estágio(s)
NãoPrograma
O objetivo deste seminário é congregar reflexões que ajudem a entender (teorizando) a “nação mais poderosa do planeta” num século que abriu em profunda crise, sua e do mundo em geral. Das origens puritanas à mitificação e simultânea devastação da natureza, da violência da expansão ao sentido de missão e ao imperialismo, da economia escravocrata à ética capitalista, até às mais recentes capitulações da política aos mercados de capitais, a nação americana será escalpelizada nas suas contradições internas e nas suas relações complexas com outras nações e os restantes continentes.
O programa pode variar de edição para edição consoante o/a docente responsável pela UC.
Docente(s) responsável(eis)
Gonçalo Piolti Cholant
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Participação nas sessões e apresentações orais: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
Hedges, C. & Sacco, J. (2012). Days of Destruction Days of Revolt.New York: Nation Books.
Moos, D. (2005). Outside America. Race, Ethnicity, and the Role of the American West. Hanover,NH: UP of New England.
Johnson, C. (2007). Nemesis. The Last Days of the American Republic.New York: Metropolitan Books.
Fletcher, A. (2004). A New Theory of American Literature: Democracy, the Environment, and the Future of Imagination. Harvard UP.
Kessler-Harris, A. (2001). The Pursuit of Equity. Women, Men, and the Quest for Economic Citizenship.Oxford UP.
Harding, S. & Narayan, U. (Eds.) (2000),Decentering the Center. Philosophy forMulticultural, Postcolonial,and Feminist World. Bloomington: Indiana UP.
Layne, C. et al. (2007). American Empire: A Debate. Routledge.
Bender, T. (2006). A Nation Among Nations: America’s Place in World History. New York: Hill and Wang.
Levander, C. F. & Levine, R. S. (Eds.) (2008). Hemispheric American Studies: Essays Beyond theNation. New Brunswick: Rutgers UP.