Literatura e Cultura Americanas I
1
2017-2018
03016335
Cultura/Literatura
Português
Inglês
Presencial
Semestral
15.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Espera-se que os doutorandos possuam bons conhecimentos de inglês para um bom domínio da bibliografia primária e crítica e que possuam conhecimentos básicos de história e cultura dos EUA.
Métodos de Ensino
As sessões incluem exposição teórica, discussão e debate sobre os textos ou outros materiais propostos para cada sessão e apresentações orais das/os doutorandos/as, que contribuirão para o desenvolvimento de capacidades de análise, argumentação, diálogo e exposição em público. O ensaio final será sobre um tema enquadrado no seminário e previamente acordado com o/a docente e deverá revelar capacidade de pesquisa bibliográfica relevante e competência para organizar e expor ideias com sofisticação e espírito crítico.
Resultados de Aprendizagem
Este seminário pretende:
- desenvolver uma consciência crítica em relação aos lugar e papel dos EUA no passado e no mundo contemporâneo;
- familiarizar os/as doutorandos/as com os debates teóricos atuais e, especificamente, com o enquadramento teórico dos Estudos Americanos;
- aprofundar a capacidade de análise crítica e questionadora dos materiais selecionados e do tema(s) proposto(s);
- reforçar capacidades de pesquisa criteriosa e de trabalho de investigação autónomo.
Estágio(s)
NãoPrograma
Este seminário explorará um tópico ou um conjunto de tópicos com uma ênfase especial nos séculos XIX e XX. Tópicos a abordar: nação e mito, memória e história, colónia e império, imigração e cidadania, política e poder, poder e linguagem, centros e margens, público e privado, multiculturalismo e etnicidade, literatura e política. As importantes questões teóricas suscitadas por estes temas serão exploradas através da familiarização com debates teóricos contemporâneos e as mais relevantes teorias dos Estudos Americanos.
O programa pode variar de edição para edição consoante o/a docente responsável pela unidade curricular.
Docente(s) responsável(eis)
Maria José Florentino Mendes Canelo
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Participação nas sessões e apresentações orais: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
Burgett, B. & Hendler, G. (Eds.) (2007) Keywords for American Cultural Studies. NY and London: NYU.
Caldeira, I., Canelo, M. J. & Ramalho, M. I. (Eds.) (2012). America Where? 20th-Century Transatlantic Perspectives. Amsterdam: Peter Lang.
Campbell, N. & Kean A. (Eds) (1997). American Cultural Studies: An Introduction to American Culture. London: Routledge.
Castronovo, R. & Gilman, S. (Eds.) (2009). States of Emergency. The Object of American Studies. Chapel Hill: The U of North Carolina P.
Gilroy, P. (1993). The Black Atlantic: Modernity and Double Consciousness, London: Verso.
Kaplan, A. & Pease, D. (Eds.) (1993). Cultures of United States Imperialism. Durham, N.C.: Duke UP.
Maddox, L. (Ed.) (1999). Locating American Studies. Baltimore: Johns Hopkins UP.
Pease, D. (2009). The New American Exceptionalism. Minneapolis: U Minnesota P.
Philip, M. N. (1997), Genealogy of Resistance and Other Essays. Toronto: Mercury P.
Saldívar, J. D. (1997). Border Matters. Oakland, CA: U California P.