Paleoantropologia

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01002195
Área Científica
Antropologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas e práticas são dadas com recurso a apresentações em powerpoint. Algumas aulas teóricas incluem a análise crítica de documentários em vídeo sobre evolução humana. Nas aulas práticas os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos que vão sendo adquiridos em ossos humanos. Temos ainda disponível uma excelente colecção de moldes de hominídeos fósseis do Departamento de Ciências da Vida da UC utilizada como apoio quer nas aulas teóricas como práticas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa dotar o estudante com o conhecimento sobre a história natural do homem de modo a poder entender o seu percurso evolutivo, uma ferramenta indispensável para interpretar o homem na sua relação com o ambiente na actualidade e no futuro.

 

Competências genéricas:

Análise e síntese;

Resolução de problemas;

Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;

Raciocínio crítico;

Aprendizagem autónoma;

Adaptabilidade a novas situações;

Iniciativa e espírito empreendedor;

Preocupação com a qualidade;

Aplicação na prática dos conhecimentos teóricos;

Competência em investigar.

Estágio(s)

Não

Programa

A Paleoantropologia como ciência e sua história. Noções de sistemática e de taxonomia. A problemática da família Hominidae. A divergência dos grandes hominóides. O bipedismo, encefalização e a capacidade linguística. África como o berço da humanidade. O ambiente fóssil na África Oriental, do Sul e Central.  Os vestígios fósseis mais antigos. Os fósseis hominíneos do Miocénico e do Pliocénico. O género Australopithecus. Os primeiros Homo. A primeira saída de África. A primeira colonização da Europa. Os hominíneos do Pleistocénico Médio: a importância de Atapuerca. Os Neandertais. A origem do homem moderno. A colonização dos vários continentes.                           

Tópicos do programa prático:Noções de anatomia - o esqueleto humano;Diagnose sexual, estimativa da idade à morte a partir de restos ósseos humanos; Análise morfológica: determinação de índices, da estatura e capacidade craniana; Análise de moldes fósseis; Realização de trabalhos de investigação e sua apresentação oral.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Isabel Soares Umbelino

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 5.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

Boyd, R.; Silk, J. 2011. How humans evolved. 6th Ed.. New York, W. W. Norton & Company.

Cunha, E. 2005. Dos primeiros habitantes ao homem moderno: breve viagem à nossa história natural. In: Carvalho, S. (Coord.). Exposição Habitantes e Habitats: Pré e Proto-História na Bacia do Lis. Leiria, Oficina de Arqueologia.

Cunha, E. 2010. Como nos tornámos humanos. Coimbra, Imprensa da UC.

Figueiredo, S.; Cardoso, H. 2010. A Aurora dos tempos modernos: do desaparecimento dos Dinossauros à génese do Homem. Lisboa, Edições Cosmos.

Jurmain, R. ; Kilgore, L.; Trevathan, W.; Ciochon, R. 2011. Intr. to Physical Anthropology. 13th Edition. Wadsworth, Cencage Learning.

Larsen, C. 2011. Our Origins: discovering Physical Anthropology. 2nd Edition. New York, W. W. Norton & Company.

Lewin, R.; Foley, R. 2004. Principles of Human Evolution. 2nd Edition. Malden, Blackwell Publishing.

Santos, A. L.  1996. Questões sobre a ancestralidade humana: o género Australopithecus e formas afins. Ethnologia, 5: 29-56.