Gestão Turística dos Sítios Classificados como Património Mundial

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02026989
Área Científica
Gestão e Património
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sessões de natureza teorica/partica e Conferencias dentro dos temas deste seminario. A avaliação será de acordo com o Regulamento da FLUC.

Resultados de Aprendizagem

A missão desta unidade curricular é dar aos mestrandos em Turismo, Território e Patrimónios, uma formação que lhes permita intervir nos processos culturais e nas dinâmicas ligadas a gestão do património quer se trate de património material quer imaterial. Por outro lado procura-se que adquiram competências no sentido de promover uma sustentada articulação entre os bens culturais e a procura turística de um modo geral e dar particular relevância aos sítios Classificados como Património Mundial da UNESCO.

Por outro lado, pretende-se aplicar e aprofundar conhecimentos em contexto de investigação, com a demonstração de qualidades individuais ao nível da recolha e tratamento de informação, apresentação de trabalho em contexto de aula, elaboração de textos (trabalhos escritos) de acordo com normas científicas, e desenvolver capacidades de intervenção através da participação ativa em apreciações críticas de trabalhos em execução e de textos de autores nacionais e internacionais.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta Unidade curricular adquire características próprias decorrentes do facto de ser obrigatória no âmbito da Cátedra da UNESCO Turismo e Desenvolvimento Cultural. Neste contexto os conteúdos programáticos estão articulados com os objetivos da Cátedra:

1 - A UNESCO.

    Organização. Objetivos,

2 - Patrimonio Mundial:

    Classificações. Organizações.

3 - Património Natural e Gestão dos Riscos,

4 - Património Construído - A geografia e os critérios,

5 - A gestão turísticas dos sítios património Mundial,

      Exemplos.

Ao longo do semestre decorrerão varias conferências com responsáveis quer por outras cátedras da rede internacional quer por responsáveis pela Gestão dos Sitos Classificados.

Docente(s) responsável(eis)

Norberto Nuno Pinto dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%

Bibliografia

Costa, Flavia Roberta (2009) turismo e Patrimonio Cultural. Interpretação e qualificação.SESC .S Paulo.

Correa,Ana (2010) Ciudades, Turismo e Cultura.Buenos Aires. ISBM 978-987-601-076-4

HARRISON, D. and HITCHCOCK, M. (eds., 2005): The Politics of World Heritage: Negotiating Tourism and Conservation. Channel View Publications

MITCHELL, N.; RÖSSLER, M. and TRICAUD, P. (eds., 2009): World Heritage Cultural Landscapes: A Handbook for Conservation and Management. UNESCO

UNESCO Vision and Activities on "Tourism, Culture and Sustainable Development.(2006) UNESCO.Paris

(Consultar, também, a UNESCO, o Conselho da Europa e o IGESPAR, através dos endereços eletrónicos unesco.org, coe.int e igespar.pt respetivamente).