Economia e Gestão: Oferta e Produtos Turísticos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02026967
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O curso organiza-se com um elenco de sessões expositivas que serão intercaladas com um conjunto de conferências temáticas, proferidas por convidados envolvidos no processo de oferta turística. Estas conferências promoverão a discussão entre as personalidades convidadas e os stakeholders e, posteriormente, a discussão entre os docentes e so mestrandos. Cada conferência motivará um relatório individual.

A organização de um trabalho de investigação associado a um caso/projeto e territórios concretos servirá de enquadramento para diversas participações práticas.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer a multiplicidade de stakeholders em termos de oferta turística, salientando a influência dos dos territórios e lugares (destinos turísticos) na organização do produto.

Compreender as relações existentes entre a oferta e a procura turísticas, interpretando as suas relações com as motivações e satisfação do turista.

Discutir os modelos de gestão turística de DMC's

Ser capaz de demonstrar a importância da imagem, do posicionamento e da promoção estratégica na oferta turística.

Ser capaz de analisar criticamente, com base em stakeholders turísticos no mercado, os processos de relação e as melhores estratégias para obtenção de sucesso na oferta de prosutos turísticos específicos.

Discutir opiniões em contexto de grupo ou fórum e assumir posicionamentos de hetero-crítica e auto-crítica

Estabelecer contactos com os agentes promotores de atividades de lazer.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos correspondem às áreas de atuação dos stakeholders que serão convidados a discutir a sua gestão, a sua oferta, as características da procura, os modelos de inovação, os seus mercados e o marketing mix que escolheram para conseguirem um posicionamento de referência.

A oferta e a procura turísticas.

Motivações e satisfação do turista.

A importância do marketing para o sucesso do produto.

Os temas em discussão serão, entre outros:

Enoturismo.

Turismo Cultural.

Turismo Urbano.

Organizações de Gestão de destinos (DMO's).

Marketing Turístico.

Organização e Gestão de Eventos.

Animação Turística.

Gestão Hoteleira e Restauração.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

MacCannell, D. (1989) The Tourist. A new theory of leisure class. NY: Schocken Books.

Page, S. J. (2007) Tourism Management. Managing for change. Burlington, MA: Elsevier

Murphy, P.; Murphy, A. E. (2004) Strategic Management for Tourism Communities. Clevendon, Toronto: Channel View

Vanhove, N. (2005) The Economics of Tourism Destinations. Burlington, MA: Elsevier

John Tribe, J. (2004) The Economics of Recreation, Leisure and Tourism. Burlington MA: Elsevier

Ritchie, J. R. B.; Crouch, G. (2003) The Competitive Destination. Wallingford, Oxon: CABI 

Boniface, B.; Cooper, C. (2009) Worldwide Destinations: The Geography of Travel and Tourism. Burlington, MA: Elsevier

Shaw, G.; Williams, A. M. (2004) Tourism and Tourism Spaces. City Road, London: Sage 

Cunha, L.; Abrantes, A. (2013) Introdução ao Turismo. Lisboa: Lidel

Swarbrooke, J.; Horner, S. (2006) Consumer behaviour in tourism. Burlington, MA: Elsevier

Poon, A. (1993) Tourism, Technologie and competitive strategies. Minnesota: CABI.