Economia e Gestão: Oferta e Produtos Turísticos
1
2021-2022
02026967
Gestão
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O curso organiza-se com um elenco de sessões expositivas que serão intercaladas com um conjunto de conferências temáticas, proferidas por convidados envolvidos no processo de oferta turística. Estas conferências promoverão a discussão entre as personalidades convidadas e os stakeholders e, posteriormente, a discussão entre os docentes e so mestrandos. Cada conferência motivará um relatório individual.
A organização de um trabalho de investigação associado a um caso/projeto e territórios concretos servirá de enquadramento para diversas participações práticas.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer a multiplicidade de stakeholders em termos de oferta turística, salientando a influência dos dos territórios e lugares (destinos turísticos) na organização do produto.
Compreender as relações existentes entre a oferta e a procura turísticas, interpretando as suas relações com as motivações e satisfação do turista.
Discutir os modelos de gestão turística de DMC's
Ser capaz de demonstrar a importância da imagem, do posicionamento e da promoção estratégica na oferta turística.
Ser capaz de analisar criticamente, com base em stakeholders turísticos no mercado, os processos de relação e as melhores estratégias para obtenção de sucesso na oferta de prosutos turísticos específicos.
Discutir opiniões em contexto de grupo ou fórum e assumir posicionamentos de hetero-crítica e auto-crítica
Estabelecer contactos com os agentes promotores de atividades de lazer.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os conteúdos programáticos correspondem às áreas de atuação dos stakeholders que serão convidados a discutir a sua gestão, a sua oferta, as características da procura, os modelos de inovação, os seus mercados e o marketing mix que escolheram para conseguirem um posicionamento de referência.
A oferta e a procura turísticas.
Motivações e satisfação do turista.
A importância do marketing para o sucesso do produto.
Os temas em discussão serão, entre outros:
Enoturismo.
Turismo Cultural.
Turismo Urbano.
Organizações de Gestão de destinos (DMO's).
Marketing Turístico.
Organização e Gestão de Eventos.
Animação Turística.
Gestão Hoteleira e Restauração.
Docente(s) responsável(eis)
Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
MacCannell, D. (1989) The Tourist. A new theory of leisure class. NY: Schocken Books.
Page, S. J. (2007) Tourism Management. Managing for change. Burlington, MA: Elsevier
Murphy, P.; Murphy, A. E. (2004) Strategic Management for Tourism Communities. Clevendon, Toronto: Channel View
Vanhove, N. (2005) The Economics of Tourism Destinations. Burlington, MA: Elsevier
John Tribe, J. (2004) The Economics of Recreation, Leisure and Tourism. Burlington MA: Elsevier
Ritchie, J. R. B.; Crouch, G. (2003) The Competitive Destination. Wallingford, Oxon: CABI
Boniface, B.; Cooper, C. (2009) Worldwide Destinations: The Geography of Travel and Tourism. Burlington, MA: Elsevier
Shaw, G.; Williams, A. M. (2004) Tourism and Tourism Spaces. City Road, London: Sage
Cunha, L.; Abrantes, A. (2013) Introdução ao Turismo. Lisboa: Lidel
Swarbrooke, J.; Horner, S. (2006) Consumer behaviour in tourism. Burlington, MA: Elsevier
Poon, A. (1993) Tourism, Technologie and competitive strategies. Minnesota: CABI.