Destinos Turísticos e Branding

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02026944
Área Científica
Geografia e Turismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os elementos expositivos serão promovidos conjuntamente com modos participativos no âmbito teórico e de exploração de conteúdos.

A organização de um trabalho de investigação associado a um caso e territórios concretos servirá de enquadramento para diversas participações práticas e para a valorização das capacidades e competências dos mestrandos.

A evocação de textos de autores de referência sobre as temáticas do destino turístico e do branding será uma forma de promover um conhecimento aprofundado das temáticas e conceitos que se cruzam com os elementos centrais desta uc.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a diversidade e a complexidade dos destinos turísticos numa relação direta com as características dos territórios e dos lugares.

Entender os desafios que a sazonalidade, a multiatração e o marketing mix colocam à gestão dos destinos turísticos.

Conhecer as diferentes fases do processo de criação de uma marca de um destino. 

Reconhecer a relevância do branding na valorização dos destinos vendo neste um fator de reforço da identidade, de competitividade e de posicionamento.

Analisar estratégias de branding de diferentes destinos turísticos, reconhecendo a importância dos eventos e da economia digital.

Utilizar corretamente a terminologia específica da unidade curricular.

Comentar criticamente textos científicos.

Discutir opiniões em contexto de grupo ou fórum e assumir posicionamentos de hetero-crítica e auto-crítica.

Elaborar instrumentos de investigação para a realização de trabalho de campo.

Estabelecer contactos com os agentes responsáveis pelo branding dos destinos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Destinos turísticos:

1.1. Diversidade e complexidade de destinos.

1.2. A sazonalidade inerente ao sistema turístico reflexos nos destinos: estratégias de gestão.

1.3. A multiatração: desafios à gestão dos destinos.

1.4. A importância do marketing mix para os destinos.


2. O branding:

2.1. Fases do processo de criação de uma brand: design, planeamento e comunicação.

2.2. A identidade, a imagem e os valores da brand.

2.3. A monitorização e a gestão da marca: o brand refresh.

2.4. A centralidade da marca na estratégia de marketing.


3. As estratégias de branding dos destinos turísticos:

3.1. O branding dos destinos e a identidade competitiva.

3.2. A relevância do património para o branding.

3.3. A importância dos eventos para o branding.

3.4. O branding dos destinos na economia digital.

3.5. A relevância do branding para o posicionamento dos destinos.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Anholt, S. (2007).Competitive identity. NY: Palgrave Macmillan.

Ashworth, G., & Kavaratzis, M. (Eds.) (2010).Towards effective place brand management. Cheltenham: Edward Elgar.

Cai, L. A., Gartner, W. C., & Munar, A. M. (2009).Tourism branding: communities in action. Bingley: Emerald Group. 

Ejarque, J. (2005).Destinos turísticos de éxito. Madrid: Ediciones Pirámide.

Frochot, I., & Batat, W. (2013).Marketing and designing the tourism experience. Oxford: Goodfellow Publishers.

Govers, R., & Go, F.M. (2009).Place branding: glocal.  Hampshire: Palgrave Macmillan.

Moilanen, T., & Rainisto, S. (2009).How to brand nations, cities and destinations. Hampshire: Palgrave Macmillan.

Moreira, C. O. (2013). Turismo, território e desenvolvimento: competitividade e gestão estratégica de destinos. Tese de Doutoramento. Coimbra: UC.

Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (2011).Destination branding. Oxford: Taylor & Francis.

WTO & ETC (2009). Handbook on tourism destinations branding. Madrid: UNWTO.