Destinos Turísticos e Branding
1
2017-2018
02026944
Geografia e Turismo
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os elementos expositivos serão promovidos conjuntamente com modos participativos no âmbito teórico e de exploração de conteúdos.
A organização de um trabalho de investigação associado a um caso e territórios concretos servirá de enquadramento para diversas participações práticas e para a valorização das capacidades e competências dos mestrandos.
A evocação de textos de autores de referência sobre as temáticas do destino turístico e do branding será uma forma de promover um conhecimento aprofundado das temáticas e conceitos que se cruzam com os elementos centrais desta uc.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a diversidade e a complexidade dos destinos turísticos numa relação direta com as características dos territórios e dos lugares.
Entender os desafios que a sazonalidade, a multiatração e o marketing mix colocam à gestão dos destinos turísticos.
Conhecer as diferentes fases do processo de criação de uma marca de um destino.
Reconhecer a relevância do branding na valorização dos destinos vendo neste um fator de reforço da identidade, de competitividade e de posicionamento.
Analisar estratégias de branding de diferentes destinos turísticos, reconhecendo a importância dos eventos e da economia digital.
Utilizar corretamente a terminologia específica da unidade curricular.
Comentar criticamente textos científicos.
Discutir opiniões em contexto de grupo ou fórum e assumir posicionamentos de hetero-crítica e auto-crítica.
Elaborar instrumentos de investigação para a realização de trabalho de campo.
Estabelecer contactos com os agentes responsáveis pelo branding dos destinos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Destinos turísticos:
1.1. Diversidade e complexidade de destinos.
1.2. A sazonalidade inerente ao sistema turístico reflexos nos destinos: estratégias de gestão.
1.3. A multiatração: desafios à gestão dos destinos.
1.4. A importância do marketing mix para os destinos.
2. O branding:
2.1. Fases do processo de criação de uma brand: design, planeamento e comunicação.
2.2. A identidade, a imagem e os valores da brand.
2.3. A monitorização e a gestão da marca: o brand refresh.
2.4. A centralidade da marca na estratégia de marketing.
3. As estratégias de branding dos destinos turísticos:
3.1. O branding dos destinos e a identidade competitiva.
3.2. A relevância do património para o branding.
3.3. A importância dos eventos para o branding.
3.4. O branding dos destinos na economia digital.
3.5. A relevância do branding para o posicionamento dos destinos.
Docente(s) responsável(eis)
Norberto Nuno Pinto dos Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Anholt, S. (2007).Competitive identity. NY: Palgrave Macmillan.
Ashworth, G., & Kavaratzis, M. (Eds.) (2010).Towards effective place brand management. Cheltenham: Edward Elgar.
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Frochot, I., & Batat, W. (2013).Marketing and designing the tourism experience. Oxford: Goodfellow Publishers.
Govers, R., & Go, F.M. (2009).Place branding: glocal. Hampshire: Palgrave Macmillan.
Moilanen, T., & Rainisto, S. (2009).How to brand nations, cities and destinations. Hampshire: Palgrave Macmillan.
Moreira, C. O. (2013). Turismo, território e desenvolvimento: competitividade e gestão estratégica de destinos. Tese de Doutoramento. Coimbra: UC.
Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (2011).Destination branding. Oxford: Taylor & Francis.
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