Etnografia e Trabalho de Campo
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2024-2025
01002178
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O método de ensino desenvolve-se a partir de dois tipos de momentos lectivos diferentes. As aulas Teórico-Práticas, nas quais o docente aborda os principais temas do programa, e as aulas da Práticas-Laboratoriais nas quais os alunos, reunidos em grupos, apresentam à discussão geral, textos, previamente seleccionados, alusivos às questões teóricas dadas antecipadamente.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina pretende conduzir os alunos na problemática geral da produção do conhecimento em Antropologia Social e Cultural, através do método do Trabalho de Campo e da Observação Participante, com particular relevo para as notas de campo e as histórias de vida. O programa pretende introduzir inicialmente os alunos no percurso teórico-epistemológico que, do ponto de vista histórico, têm marcado a produção de conhecimentos na Antropologia, com especial relevo para o empirismo descritivo fundado por Malinowski, a problemática da interpretação introduzida por Evans-Pritchard e desenvolvida posteriormente por Geertz, a escrita etnográfica por Clifford, e a problemática do “self reflexive field account”. No segundo ponto, pretende-se induzir nos alunos o conhecimento e a utilização dos principais instrumentos metodológicos, com especial relevo para a utilização das técnicas relativas à produção de notas de campo, de entrevistas e de histórias de vida.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Epistemologia do Trabalho de Campo
2- Malinowski e a Observação Participante
3 – Técnicas de recolha de informação: Notas de campo
5 – Técnicas de recolha de informação: Entrevistas
6 – Histórias de Vida.
Docente(s) responsável(eis)
Fernando José Pereira Florêncio
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
BARLEY, Nigel, 2006 (1983), O Antropólogo Inocente, Lisboa, Fenda.
BURGESS; Robert G., 1997 (1984), A Pesquisa de Terreno, Oeiras, Celta Editora.
CABRAL, João de Pina, & LIMA, Antónia Pedroso, 2005, “Como fazer uma história de família: um exercício de contextualização social”, in Etnográfica, Vol. IX (2), pp. 355-388.
EVANS-PRITCHARD, E.E., 1985 (1972), Antropologia Social, Cap. 4, Lisboa, Edições 70.
LEWIS, Óscar, 1979 (1961), Os Filhos de Sanchez, Lisboa, Moraes Editores.
MALINOWSKI, Bronislaw, 1922, “Introduction: the subject, method and scope of this inquiry” in Argonauts of the Western Pacific, London, Routledge.
POIRIER, J., CLAPIER-VALLADON, S., RAYBOUT, P., (eds), 1995, Histórias de vida: teoria e prática, Oeiras, Celta Editora,.
ROBBEN, Antonius C.G.M., and SLUKA, Jeffrey (eds), 2007, Ethnographic Fieldwork. An Anthropological Reader, Blackwell Publishing.
SANJEK, Roger, 1990, “A vocabulary for fieldnotes” in Notes and Fieldnotes: the making of anthropology, Roger Sanjek (ed.) Ithaca, London: Cornell University Press.