Cultura Material e Museologia
0
2024-2025
01002167
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A cadeira está organizada em aulas teóricas e em aulas práticas. As primeiras são de carácter expositivo destinadas a orientar a leitura da bibliografia; as aulas práticas consistem em exercícios práticos, de natureza cumulativa, conducentes à preparação e elaboração de um pequeno trabalho de investigação, realizado em grupo, sobre objectos específicos das colecções do MAUC.
Resultados de Aprendizagem
1. introdução à variabilidade social e cultural com base na compreensão antropológica dos objectos como participantes nas relações sociais
2. selecção e aplicação de métodos da antropologia na análise de objectos enquanto:
a) agentes culturais; b) mercadorias c) mediadores técnicos.
3. análise das relações entre museus e objectos etnográficos: a) história; b) cultura de museu; c) políticas de representação nos museus.
Estágio(s)
NãoPrograma
Cultura Material e Museologia consiste numa abordagem de relações sociais centrada nos objectos. A cadeira organiza-se a partir de estudos antropológicos dedicados à cultura material e museologia, focando os seguintes tópicos:
1. Objectos como agentes sociais
2. O ‘sistema material’ e a ‘biografia’ dos objectos
3. Os objectos técnicos como mediadores da acção social
4. Os objectos, as colecções e os museus como modos de representação cultural
5. Os museus como objectos culturais.
Docente(s) responsável(eis)
Gonçalo João Duro dos Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Frequência: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Bibliografia
Ames, Michael,
1996, Cannibal Tours and Glass Boxes, University of British Columbia Press
Miller, Daniel (ed.)
1998, Material Cultures: why some things matter, London, University College of London Press
Reynolds, B. & Stout, Margaret, (eds.),
1986, Material Anthropology - Contemporary Approaches to Material Culture,
Langham, University Press of America.