Cirurgia Experimental

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01014580
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É essencial que os alunos sejam portadores de conhecimentos básicos nas áreas precedentes do Mestrado Integrado em Medicina, nomeadamente: Anatomia e Fisiologia. Adicionalmente, os alunos devem conhecer a língua inglesa e tecnologias básicas de informação.      

Métodos de Ensino

Serão usados os métodos expositivo e demonstrativo. As aulas começam com uma breve introdução teórica aos fundamentos científicos do tema focado, seguidas por aprendizagem das aplicações práticas através de tutoriais e pela sua prática cirúrgica em modelos simulados. O seu objetivo principal consiste em abordar o conteúdo programático  na perspetiva da sua aplicação prática. As técnicas cirúrgicas serão previamente exemplificadas pelo tutor. Será acompanhada e avaliada a aptidão dos alunos na realização das diversas técnicas.

Resultados de Aprendizagem

Estimular, no aluno, o gosto pela investigação médica, dotá-lo com os conhecimentos essenciais ao desenvolvimento de um projeto científico e capacitar o aluno para a realização de actos cirúrgicos básicos na prática da cirurgia experimental e em contexto profissional.

Estágio(s)

Não

Programa

Fundamentos da cirurgia experimental, incluindo o conceito e perspectiva histórica da cirurgia experimental.

Modelos em Cirurgia Experimental e legislação normativa sobre Bem-Estar Animal em Experimentação Animal e noções de biossegurança relativos à sua prática.

Noções sobre técnicas cirúrgicas em cirurgia experimental,  material cirúrgico básico,  realização de cirurgia da pele como aprendizagem de nós cirúrgicos e suturas, e introdução á cirurgia minimamente invasiva e à microcirurgia.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Francelina Sousa Cruz Lopes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade, Comportameto e Avaliação continua: 10.0%
Resolução de problemas: 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Filmes e iconografia variada  pertença da Docente  e disponíveis  na Web (Youtube)

Patrício JAB. Microcirurgia, Técnica Cirúrgica e Patologia Experimental. Ed Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2011.  ISBN 978-92-31-1376-1.