Introdução à Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
01014548
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular e domínio da língua inglesa ao nível da leitura e compreensão.

Métodos de Ensino

A UC será leccionada, na sua grande maioria, sob a forma de aulas teóricas onde serão apresentados e discutidos artigos científicos e resultados laboratoriais, no âmbito de uma questão cientifica identificada. Para a pesquisa bibliográfica, feita em contexto de aula, recorrer-se-á a bases de dados, como a PUBMED, possibilitando aos alunos aprender a usar devidamente esta ferramenta. Os alunos são, sempre, encorajados a intervir e participar de forma activa na discussão dos temas apresentados. Os alunos vão elaborando, há medida que vão sendo discutidos na aula, as diversas partes de um artigo.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC constitui o primeiro contacto do aluno com a Investigação Científica e deve por isso fornecer competências básicas para a análise e boa compreensão da importância desta para a prática e o avanço das ciências Médicas. O Aluno deve ainda, aprender a ler e analisar de forma critica um artigo científico, saber apresentar os seus principais resultados e discutir a sua relevância face ao estado actual do conhecimento na área científica a que se dirige. Pretende-se ainda que o aluno perceba o carácter competitivo da investigação científica moderna e adquira conhecimentos essenciais sobre o método científico e competências básicas necessárias para identificar uma questão cientifica relevante e redigir um artigo científico.

Estágio(s)

Não

Programa

Com esta UC pretende-se que o aluno possa:

1. Realizar uma pesquisa bibliográfica adequada em bases de dados  como a PUBMED

2. Compreender os conceitos básicos do método experimental, incluindo a capacidade de definir problemas científicos pertinentes e discutir o seu fundamento

3. Ser capaz de ler um artigo científico de forma crítica. e  de o resumir de forma sintética distinguindo o essencial do acessório .

4. Ser capaz de efectuar uma revisão compreensiva de uma determinada área científica e saber apresentá-la de forma breve mas compreensiva, na forma oral e escrita.

5. Saber colocar questões científicas pertinentes e propor soluções perante problemas novos.

6. Elaborar um artigo cientifico, com base em resultados apresentados e discutidos na aula; este artigo deverá incidir sobre um tema de grande impacto na área biomédica, e ter uma abordagem interdisciplinar, integrando tópicos desde os mecanismos celulares e moleculares até á doença humana.

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Mini Testes: 20.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Selected papers from international scientific journals within the scope  of different aspects of health and biological sciences, including, cell biology and biomedicine