Urgência e Emergência Pediátrica

Ano
4
Ano lectivo
2018-2019
Código
02026922
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter completado o 4.º ano do MIM: o estudante já deverá ter adquirido conhecimentos de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia, Microbiologia e Farmacologia.

Métodos de Ensino

Para além do ensino teórico, haverá uma componente prática e interactiva, incluindo:
- casos clínicos intervactivos com recurso a imagens, ilustrando algumas infecções agudas comuns
- observação de crianças com doença infecciosa aguda no SU
- treino de técnicas e procedimentos, e exercícios práticos para aprender algoritmos e protocolos de actuação em situações
de emergência pediátrica, utilizando modelos de simulação.
Cada grupo deverá idealmente ter um número máximo de 15 alunos.

Resultados de Aprendizagem

Os Serviços de Urgência (SU) Pediátrica são locais de primeira observação da criança gravemente doente, na qual uma actuação rápida e adequada são essenciais. Muitas das crianças aqui observadas têm patologia infecciosa, muito comum neste grupo etário, e responsável por elevada prescrição de antibióticos, contribuindo para o conhecido aumento das
resistências. Este é um problema major a nível mundial, alvo de esforços múltiplos por parte da OMS, CDC, ECDC, DGS.
Esta unidade curricular destina-se ao treino da abordagem no SU da doença infecciosa frequente e da doença grave, na
criança previamente saudável.
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM:
- diagnóstico e orientação de infecções agudas frequentes em idade pediátrica, com ênfase na utilização adequada de antibióticos
- treino de actuação na identificação e orientação de situações clínicas graves em idade pediátrica, com ênfase na ressuscitação
- tomada decisões clínicas baseadas na evidência.

Estágio(s)

Não

Programa

- Infecções frequentes na urgência pediátrica: manifestações clínicas e diagnóstico
- Princípios gerais de antibioterapia na doença aguda infecciosa pediátrica
- Casos clínicos interactivos com recurso a imagem
- Observação de crianças com doença infecciosa aguda no SU pediátrico
- Reconhecimento da criança gravemente doente (ex. sépsis e/ou meningite, choque, desidratação grave)
- Abordagem inicial da criança gravemente doente: conceitos sobre suporte básico e suporte avançado de vida
- Treino de técnicas e procedimentos de suporte básico e avançado, com recurso à simulação.

Docente(s) responsável(eis)

Fernanda Maria Pereira Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 30.0%
Outra: 70.0%

Bibliografia

1. Principles and Practice of Pediatric Infectious Diseases, 4th Edition. Sarah S. Long, Larry K. Pickering and Charles G. Prober
2. Feigin and Cherry's Textbook of Pediatric Infectious Diseases, 7th Edition. James Cherry, Gail J. Demmler-Harrison, Sheldon L. Kaplan, William J. Steinbach and Peter Hotez
3. Normas de Orientação Clínica da DGS: Otite média aguda, amigdalite aguda, pneumonia, infecção urinária
4. Biarent D, Bingham R, Eich C, López-Herce J, Maconochie I, Rodríguez-Núñez A, Rajka T, Zideman D. European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2005. Section 6. Paediatric life support. Resuscitation. 2010; 81(10):1364–88
5. American Academy of Pediatrics, American College of Emergency Physicians. APLS: The Pediatric Emergency Medicine Resource. Jones & Bartlett Learning, 2012
6. Fleisher G R, Ludwig S. Textbook of Pediatric Emergency Medicine. 6th ed. Philadelphia, Lippincott Williams & Wilkins.